Da Redação
O início de um novo ciclo escolar é sempre marcado por um processo de indecisão na vida dos pais. Isso acontece porque, para escolher onde matricular seus filhos, eles se deparam com uma variedade de opções e benefícios propostos por diferentes instituições. É nesse momento que a família passa a refletir qual seria o melhor caminho a seguir.
Pensando em ajudar os pais nessa escolha, não só em relação ao custo-benefício, mas principalmente quanto ao futuro da educação de seu filho, o mestre em Literatura e coordenador pedagógico do Colégio Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior -, Prof. Caio Fernando de Oliveira, separou algumas dicas para tornar este momento menos complicado.
Os pais precisam ter em mente aspectos como: segurança, estrutura curricular e atividades oferecidas. “Esses são aspectos essenciais que devem ser observados ao conhecer o local, pois farão a diferença na qualidade de ensino do estudante”, afirma o coordenador.
Conheça o corpo profissional e pedagógico da instituição
Pontos importantes merecem atenção durante a visita à instituição analisada. “Uma estrutura curricular adequada aos objetivos educacionais que os pais querem oferecer aos filhos é um fator de destaque na decisão. Além disso, os cursos precisam atender às novas demandas do ensino, como uma boa estrutura tecnológica e recursos que elevem o grau de aprendizagem e criatividade dos alunos, assim como um corpo docente preparado e alinhado a essas necessidades atuais”, destaca o professor.
Busque a opinião de outros pais
Uma segunda opinião é sempre bem-vinda, pois as experiências de quem conhece o ambiente são boas fontes de referência. “Conversar com os pais de filhos que estão na instituição é ótimo. Neste momento, deve ser perguntado o que eles gostam na escola, como é o cotidiano dos pequenos e quais são as impressões de quem já tem uma vivência com o colégio, bem como a qualidade da segurança, a recepção aos alunos e o atendimento interno e externo”, explica o professor.
Avalie a proposta de ensino da instituição
Ao ser apresentada a estrutura educacional da instituição, é preciso identificar a classificação da escola e até a reputação do ensino. “Esse é um cartão de visita da escola para os pais. A escola deve, preferencialmente, mostrar aos interessados gráficos e estatísticas da instituição, um grande diferencial para auxiliar na escolha da família”, sinaliza.
Observe a base extracurricular
Para conciliar o ensino dos filhos com a rotina dos pais, as atividades extracurriculares são outro aspecto importante. “Essa opção oferecida pela escola também é um ótimo termômetro para identificar possíveis hobbies e talentos do aluno. Além de os auxiliar com habilidades como, por exemplo, cursos de línguas, robótica, esportes e outras atividades culturais que irão aumentar sua bagagem de conhecimento”, destaca o coordenador.
Cursos preparatórios e técnicos
Outro ponto de destaque são os cursos preparatórios. “Eles são fundamentais para a formação do aluno e escolha da carreira profissional, já que os cursos são direcionados e focados para o ingresso no mercado de trabalho ou até mesmo para universidades com o curso especializado”, enfatiza o professor. “O aluno se prepara para os desafios reais do cotidiano e as exigências fora da escola”, conclui Caio Fernando.