Vai ou não vai?
Domingo, dia 14 de abril, estão previstas eleições do PSDB de Guarulhos. Duas chapas devem se enfrentar, uma encabeçada pelo empresário João Thomaz, a segunda chapa vem com o vereador Lauri Rocha. Essa eleição interessa muita gente de fora.
Penas voando legal
O ninho tucano local vem recebendo muitas ações, do comando estadual, com o intuito de destituir o Diretório Municipal, mas a direção nacional vem preservando a legalidade e a democracia.
No mínimo, 10%
O experiente advogado Sergio Delboni atual secretário estadual do PROS, avalia que as próximas eleições a vereador poderão ter resultados bem diferentes. Pela regra vigente um candidato precisa ter um número de votos igual ou maior que 10% do quociente eleitoral (que é a quantidade de votos válidos dividida pelo número de vagas em cada estado) para ser considerado eleito.
Os campeões
Assim, candidatos com potencial abaixo de mil votos voltarão a ser cabos eleitorais mesmo, diminuindo significantemente a pulverização de votos. Somando a isso, o número menor de partidos e de legendas, poderemos a voltar a ter vereadores com mais de 10 mil votos como ocorreu nas eleições de 1996.
Difícil de engolir
Nas eleições de 2016, tivemos a eleição do vereador Moreira com 1.966, o vereador 34°. E ficaram de fora Edmilson Americano com 5.234 votos, Elmer Japonês com 5096 votos e Roberto da Farmácia com 4423 votos.
Só pelo PT
Elói Pietá só sairá candidato a prefeito se for pelo Partido dos Trabalhadores. Ele me reafirmou isso na tarde de ontem via telefone. “Caso meu Partido não me queira como candidato, se meu Partido não ouvir o desejo popular não serei candidato”, declarou o ex-prefeito.
Dura lex
A vereadora Janete Pietá (PT) estava furiosa na última sessão da Câmara, pois uma ata entrou em votação, mas o documento não havia foi passado para os vereadores com 24 horas de antecedência como manda o regimento interno.
Logo na Semana Santa?
O presidente da Casa de Leis, Prof Jesus (sem partido) pediu licença por 15 dia para tratar da saúde. Em seu lugar de vereador assume o pastor Cristian (DEM) e na presidência, Eduardo Carneiro comandará o Legislativo.
Adios Amigo
Depois de 20 anos a Polícia Militar está deixando a base comunitária do Bom Clima. O espaço foi construído com a ajuda de empresários, do Conseg Bom Clima e da comunidade da região. Segundo o presidente do Conseg Bom clima, Adalberto Argentino, a ordem veio do governo estadual. Assim, as bases Comunitárias do Taboão, Praça John Kennedy e da Vila Galvão também poderão ter o mesmo destino. Será que a GCM tem interesse e efetivo para ocupar esses espaços?
O difícil regresso
Pelo menos 20 ex-vereadores estariam dispostos a tentar voltar para a Câmara Municipal por meio dos votos dos eleitores. Há pelo menos uma meia dúzia que já tentou esse retorno, mas sem sucesso.