Disputas do atletismo animam os alunos da rede municipal que participam dos Jogos Escolares

Foto: Camila Rhodes/PMG
- PUBLICIDADE -

A disputa de modalidades do atletismo tomou conta dos Jogos Escolares Municipais (JEM) na manhã desta segunda-feira (21) no CEU Paraíso-Alvorada. Na perspectiva dos JEM, a modalidade tem como foco o formato pedagógico para o desenvolvimento tanto motor quanto o humano na descoberta de limites e potencialidades, além de valores essenciais para o convívio social.

O atletismo é o carro-chefe das Olimpíadas, uma modalidade esportiva que reúne atletas de alto rendimento de inúmeros países que se destacam em performances por vezes inesquecíveis.

Corrida de estafetas, lançamento de costas, salto em distância e salto em altura integram o conjunto de modalidades que compõem o atletismo nos Jogos Escolares. Elas apontam para aspectos da cultura corporal, elencados em inúmeras sociedades, tais quais os povos originários, que batizaram a corrida de estafetas como corrida de bastão.

“O atletismo nos JEM tem como foco características lúdicas, baseadas nas próprias vivências dos educandos. Essa é uma das modalidades mais legais de se participar: são duas provas de salto, uma de corrida e uma de lançamento de costas, tudo idealizado para que eles possam aprender enquanto jogam”, explicou Laécio Galdino Diamantino, professor de educação física da rede municipal, que integra a comissão organizadora dos JEM, dedicada à arbitragem e à mediação dos jogos.

Laécio esclareceu ainda que o sistema de pontuação dos jogos escolares é coletivo, oportunidade que uns têm de incentivar os outros, marcando a vivência em grupo como o diferencial dessa iniciativa nos jogos.

Logo que chegou ao CEU Paraíso-Alvorada, Lucas dos Santos Reis, de dez anos, aluno da EPG Jorge Amado, sentiu que a disputa dos jogos seria ótima. “Eu fiquei bem animado com a estrutura da quadra e, na hora do arremesso, estava muito tranquilo e consegui pontuar. Eu confiei que me sairia bem. Não importa a pontuação individual, o importante é a participação de todo mundo da equipe nos jogos”, contou Lucas.

Os JEM 2023 são uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do programa Mais Futuro, que tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos aprendizagens da cultura corporal por meio da educação física, promovendo a formação humana em sua integralidade.

Para saber mais sobre os JEM 2023 acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/jem/.

- PUBLICIDADE -