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Há mais de 45 anos atrás, o tradicional jornal Guaru News, hoje Folha Metropolitana, já anunciava em sua capa a seguinte manchete: “O Metrô para Guarulhos será oficial em 20 dias”. Ninguém imaginava que depois de mais de quatro décadas, o assunto ainda estaria circulando em todos os veículos de Comunicação da cidade e também da Capital.

Pois, é! O tempo passou e nada de concreto foi visto neste período, até que nos últimos anos, o assunto voltou à tona com força total, graças principalmente a necessidade do guarulhense de se locomover para trabalhar, ir ao médico ou até passear, dentre tantos outros afazeres, diante do caótico trânsito existente tanto para ir à São Paulo, como para vir à Guarulhos, esmagados num transporte público arcaico que não atende mais a demanda e já está superado há décadas.

Ao que tudo indica, agora não tem mais como os governantes empurrarem o problema com a barriga e deixar os passageiros em típicas latas de sardinha, sem nenhum respeito e dignidade para transitarem de um lado para o outro.

As novidades mais próximas da realidade começaram a surgir no dia 14 de setembro de 2022, quando o secretário de Governo, Edmilson Americano, recebeu no Paço Municipal, a equipe do Metrô que trabalha no projeto da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos a São Paulo. Na ocasião foi definida a criação de um grupo de trabalho, alinhada a construção de uma passagem subterrânea no cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes e discutida a estação que estará na região do Bosque Maia.

A construção da passagem subterrânea, inclusa no projeto do Metrô, pretende eliminar o semáforo de um dos cruzamentos mais movimentados do município e ajudará na fluidez do tráfego de veículos e dos transportes coletivos.

“Essas são obras muito importantes para Guarulhos e aguardadas por toda a população. Por isso é muito importante trabalharmos em sincronia com o Metrô e o Governo do Estado. Juntos estamos progredindo”, afirmou Americano.

Também participaram da reunião o secretário de Obras, Francisco Carone, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Soler, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, e especialistas do Metrô.

Depois dessa reunião, já começaram a serem vistas as primeiras movimentações de fato rumo ao objetivo. No dia 28 de setembro deste ano, o Metrô iniciou na avenida Paulo Faccini, a sondagem para as obras da linha 19-Celeste em Guarulhos. De acordo com o projeto, ao todo serão cinco estações subterrâneas na cidade: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia, que conectarão a cidade à estação Anhangabaú, da linha 3-Vermelha, na capital.

“Há muito tempo escuto sobre o metrô em Guarulhos, mas agora é realidade. Seremos a primeira cidade fora da capital a ter esse tipo de transporte, e isso vai beneficiar muito o guarulhense. Estamos trabalhando em conjunto com o Estado para que tudo aconteça o mais rápido possível”, disse o prefeito Guti.

De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o investimento para a obra da linha 19-Celeste ultrapassa os R$ 100 milhões, e o projeto básico deve ser entregue no próximo ano. Já a obra da linha 2-Verde, que chegará até a rodovia Presidente Dutra, tem contratos assinados e os licenciamentos ambientais necessários sendo agilizados. “Além de transportar passageiros, o metrô traz desenvolvimento urbano e gera empregos”, comentou Pereira.

“As duas maiores cidades do Estado estarão ligadas pelo metrô, o que significa menos tempo no trânsito e melhor qualidade de vida para os guarulhenses que utilizarem esse transporte”, afirmou o governador Rodrigo Garcia. 

Em apresentação feita na cidade de Guarulhos, o gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, Luiz Cortez, e o geólogo da Prime Engenharia, José Luís Ridente Junior reforçaram que a chegada do metrô a Guarulhos proporcionará mais conforto e segurança para a população e rapidez no deslocamento.

“Além disso, o transporte irá contribuir para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na cidade. Também haverá benefícios ao meio ambiente, com a melhoria da qualidade do ar e a redução das emissões de gases do efeito estufa dos veículos que deixarão de ser utilizados”, comentou o secretário de Governo de Guarulhos, Edmilson Americano.

O projeto prevê que será possível ir do centro de Guarulhos até o Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada das estações do município é de 684 mil passageiros por dia.

O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2025 e que a implantação tenha início em 2024 e seja finalizada até 2030.

O projeto também analisa os impactos ambientais, pressões sonoras como ruídos e vibrações, a presença de rios e córregos, desapropriações, entre outras situações importantes inerentes a um projeto de grande porte.

Em dezembro de 2021 em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, o Governador de São Paulo na época em exercício, Rodrigo Garcia assinou o contrato para obras da Linha 19-Celeste, do Metrô, que ligará o Bosque Maia, em Guarulhos ao Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista.


A linha terá 17,6 km e contará com 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos. O Governo de São Paulo investirá R$ 93 milhões no projeto que deverá ser finalizado em 25 meses.


O projeto da Linha 19-Celeste será realizado pelo Consórcio MNEPIE, que venceu a licitação. O projeto definirá o formato final do traçado da linha e localização das estações, servindo de base para a contratação do projeto executivo e das obras. O projeto também indicará o modelo de captação de recursos financeiros.


Estudos iniciais estimam uma demanda de mais de 620 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú, possibilitando reduzir a emissão de 727 toneladas de poluentes, 75 mil toneladas de gases de efeito estufa e 37 milhões de litros de combustível por ano. Quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos aproximadamente.


Estiveram também presentes no evento autoridades políticas de Guarulhos, como o prefeito Guti, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de saúde em exercício do estado, Eduardo Ribeiro e o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli.

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