Da Redação
O prefeito Guti enviou para a Câmara Municipal o projeto de lei que reduz o valor do salário do primeiro e segundo escalão do governo. A diminuição nos subsídios durará enquanto a cidade estiver combatendo a pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19).
Segundo o texto, tanto prefeito quanto o vice-prefeito terão os vencimentos reduzidos pela metade. Já o chefe de gabinete do prefeito, secretário municipal, secretário-adjunto, subsecretário, coordenador municipal, controlador geral do município e controlador adjunto do município, integrantes da administração direta; e o presidente do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref) terão os subsídios reduzidos em 25%.
O PL determina ainda que Diretor de Departamento e Administrador de Regional, integrantes da Administração Direta, bem como Diretor de Departamento do Ipref tenham os salários reduzidos em 20%; e demais cargos em comissão de livre provimento integrantes da estrutura organizacional da Administração Direta e Indireta em 15%, mediante redução, na mesma proporção, da carga horária de trabalho.
De igual modo, o presidente do Legislativo, Professor Jesus (Republicanos) encaminhou projeto semelhante reduzindo os vencimentos dos 34 vereadores da Casa de Leis em 30%.
Ambas as propostas serão discutidas na sessão da Câmara da próxima semana que contará ainda, com outros projetos de lei, de autoria dos parlamentares, que versam sobre o coronavírus, sendo eles: fornecimento de kit higiene pessoal aos moradores de rua, de autoria da Vereadora Sandra Gileno (Patriotas); fornecimento de kit higiene nas unidades da rede pública de ensino, do Vereador Maurício Brinquinho (PT); implantação do Fundo Municipal Coronavírus, Janete Rocha Pietá (PT); auxílio alimentação devido a pandemia do covid-19, Genilda Bernardes (PT); e abono salarial aos servidores da Saúde, Edmilson Souza (PSOL).