EDP alerta sobre riscos com a rede de energia ao construir ou reformar

worker making an electric wiring wires at home
- PUBLICIDADE -

Da Redação

As obras e reformas (construção civil ou manutenção predial) registraram o maior índice de acidentes com energia elétrica no país no último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Foram registrados 73 casos fatais em 2017, sendo que nos últimos nove anos (2009 a 2017), houve 736 mortes. Pensando nisso, a EDP reforça orientações e alerta para os principais erros que causam acidentes.

Como ponto de partida, o ideal é contratar profissionais especializados para realizar os serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com experiência são familiarizados com as regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual, que é fundamental para todas os trabalhos.

Importante destacar que uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é quando se encostam ferragens ou ferramentas na rede de energia, principalmente, se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Encostar na fiação, seja diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até mortes.

Além disso, a distribuidora alerta que é fundamental prestar atenção na distância entre o local onde se está trabalhando e a rede elétrica. Não se deve, sob nenhuma hipótese, fazer edificações perto dos fios, nem ficar tão próximo a eles no momento de reformas ou manutenções. Mesmo uma simples obra no telhado ou uma pintura de fachada pode causar incidentes.

Veja os principais motivos de acidentes na construção civil:

  • Encostar materiais de construção ou ferramentas na rede elétrica;
  • Construir próximo à rede, deixando o telhado sem a distância segura para fazer a manutenção;
  • Colocar andaimes perto da fiação;
  • Fazer ligações clandestinas ao construir ou ampliar imóveis;
  • Usar máquinas de grande porte, como tratores e retroescavadeiras, nos arredores da rede;
  • Instalar antenas no mesmo lado onde está a rede de energia;
  • Se apoiar nos fios ou na parte superior de postes;
  • Não tomar os devidos cuidados com a altura, para evitar quedas;
  • Arremessar cabos sobre a rede elétrica, mesmo que encapados, pois a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade.

Imagem: Divulgação/EDP

- PUBLICIDADE -