EDP esclarece mitos e verdades do consumo sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Divulgação EDP
- PUBLICIDADE - Anuncie

A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, aproveita a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, que tem como objetivo reforçar a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, para esclarecer os mitos e as verdades a respeito do consumo consciente da energia elétrica.

As ações de educação continuada da EDP têm como objetivo ajudar as comunidades com informação confiável e de qualidade, fortalecendo a cidadania e colaborando para reduzir o desperdício de energia.

Quando falamos da iluminação, por exemplo, uma das dúvidas que surgem é se as lâmpadas de LED consomem menos energia que as fluorescentes. Isso é verdade, as lâmpadas de LED são mais eficientes e duradouras, além de consumirem menos energia em comparação com as fluorescentes.  Para economizar ainda mais, as dicas são manter cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz solar e reduzir a necessidade de iluminação artificial, além de pintar ambientes da casa com cores claras para ajudar a refletir a iluminação solar. E desligar a luz sempre que sair de um ambiente.

Quem nunca ouviu falar sobre aquele hábito de secar roupas atrás da geladeira? Essa situação pode elevar bastante o consumo de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento. Lembrando que a geladeira representa, em média, 30% do consumo total de uma casa e precisa estar longe dos raios solares e fogão, e com as borrachas de vedação em bom estado, para evitar desperdício de energia. 

Já um hábito que traz riscos à segurança é deixar vários equipamentos ligados em uma mesma tomada. É mito que isso aumente o consumo de energia, mas a segurança das instalações pode ser comprometida. Cada tomada é projetada para uma corrente específica e o acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e até mesmo provocar um incêndio.

Quando falamos em consumo, logo pensamos nos aparelhos que ficam diretamente conectados ao carregador ou na tomada, como o celular e demais eletroeletrônicos. Verdade! Deixar equipamentos carregando mais tempo que o necessário pode aumentar o consumo de energia. O mesmo acontece com carregadores deixados na tomada. Mesmo sem o dispositivo conectado, carregadores continuam consumindo energia quando estão plugados. Equipamentos em standby também consomem energia. Desligá-los da tomada é a melhor forma de evitar esse consumo.

E o ferro de passar roupa, qual é a melhor forma de utilizá-lo? Nesse caso, o consumo de energia desperdiçado está relacionado ao período de aquecimento, sendo mais eficiente acumular e passar uma quantidade maior de roupas de uma vez só. O mesmo princípio se aplica à máquina de lavar e à secadora de roupas, sendo preferível utilizá-las na capacidade máxima.

Entre os mitos mais conhecidos está o de colocar garrafas com água sobre o medidor. A presença de garrafas de água não tem impacto nenhum na corrente elétrica do medidor ou no consumo do cliente. Além disso, a combinação de água e eletricidade é perigosa; portanto, evite esse risco.

Educação para o consumo sustentável

O Dia Mundial do Meio Ambiente também é uma oportunidade para destacar alguns dos projetos desenvolvidos pela EDP voltados às comunidades vulneráveis, escolas e clientes residenciais em geral. Seguem exemplos de três iniciativas: as Vans da Boa Energia, o Boa Energia nas Escolas e o Energia Solidária.

Desde 2019, as Vans da Boa Energia marcam presença nas comunidades com a oferta de serviços e orientação por meio dos veículos itinerantes. Mais de 20 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto nos últimos cinco anos. Entre os serviços mais procurados está o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para se ter uma ideia, cerca de 350 mil famílias que residem na área de atuação da EDP em São Paulo têm direito à inclusão no cadastro do benefício social do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de luz, mas não podem ser incluídas de forma automática devido ao número da instalação elétrica da residência não estar vinculado à pessoa inscrita no CadÚnico.

Já o programa Boa Energia nas Escolas envolveu 403 mil alunos de 1.520 escolas durante seus 13 anos de atuação, colaborando com a capacitação de 7.525 educadores. Desde 2011, a EDP já investiu mais de R$ 16,3 milhões nesse projeto, que oferece atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental de forma lúdica e estimula mudanças nos hábitos de consumo.

Entre as frentes de ação do projeto estão as visitas do Caminhão da Boa Energia nas escolas e a Gincana Xô Desperdício. As atividades executadas ao longo de todo período do projeto, já permitiram a economia 33.916 MW/h (Megahatts/hora), energia suficiente para iluminar uma cidade do porte de Caçapava por um mês.

Com a sexta edição concluída em abril deste ano, o projeto Eficiência Solidária bateu a marca de 304 mil lâmpadas substituídas gratuitamente nos 28 municípios paulistas de atuação da EDP, o que representa uma economia equivalente a 11,5 MWh, energia suficiente para abastecer cerca de 4.800 residências por um ano. O projeto tem como objetivo difundir e estimular o uso racional e consciente da energia elétrica, além de contribuir na prática para a redução do consumo das famílias a partir da troca de lâmpadas antigas por LED, que são mais duráveis, eficientes e sustentáveis.

- PUBLICIDADE -