Educa Mais amplia formas de atendimento e beneficia mais de 6 mil estudantes do ensino fundamental

- PUBLICIDADE -

Para complementar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs), em 2023 o programa Educa Mais passou por alterações para garantir o melhor atendimento para mais de 6 mil educandos do 3º, do 4º e do 5º ano. No ano passado ele estava presente em 63 escolas e atualmente atende 82 EPGs do ensino fundamental por meio de 103 professores.  

As atividades acontecem durante o horário regular e no contraturno escolar, conforme necessidade e avaliação dos professores regentes e dos professores responsáveis pelo programa. Os docentes passaram por um processo seletivo para assumirem como coordenadores de programas educacionais, cumprindo 40 horas semanais, exclusivas para as atividades do programa.  

O atendimento aos educandos acontece em espaços diferenciados da escola. As aulas são planejadas de forma lúdica, o que favorece aos estudantes refletir sobre os conhecimentos e encontrar diferentes possibilidades dentro do processo de aprendizagem.

Exemplo

Na EPG Moreira Matos, localizada na Vila Galvão, a professora Isabel Cristina Bonome destaca a importância do Educa Mais para os alunos por meio de atividades diversificadas e de diferentes linguagens. “Eu acredito que o programa trouxe um novo olhar para algumas crianças que não acreditam que são capazes de aprender. É um espaço no qual as aprendizagens acontecem de forma natural e dinâmica. Quando os alunos participam do Educa Mais se sentem mais acolhidos e com vontade renovada de aprender, porque o foco realmente é despertar aquelas potencialidades que estão guardadas, que nós professores sabemos que cada criança possui, mas que por algum motivo, naquele momento, ficaram guardadas. Então essas crianças se sentem acolhidas e fortalecidas para se desenvolverem”, explica Isabel.

Durante as aulas a professora trabalha com os alunos diversas obras literárias e artísticas de autores brasileiros. “As crianças têm gostado das atividades propostas, elas se interessam e constroem relações afetivas, assim como criaram com as obras literárias das escritoras infantis Eva Furnari e Ruth Rocha. É fundamental despertar o gosto dos alunos pela leitura e romper barreiras para alcançar o aprendizado”. 

É notório o interesse dos alunos em aprender por meio de livros e obras de artes ao longo das aulas do Educa Mais. “Eu gosto muito das atividades que a professora Isabel passa, dos jogos educativos que há na sala. Aqui aprendemos a ler, conhecemos vários artistas, como o pintor Cândido Portinari e a Eva Furnari, com suas ilustrações e histórias infantis”, relata a aluna Ana Beatriz Ferreira.

Dentre as estratégias didáticas para motivar ainda mais a turma a se desenvolver, a professora Isabel propôs aos alunos do programa que trouxessem um amigo para realizarem as atividades juntos. “As crianças que participam do Educa Mais sempre voltam alegres para a sala. Hoje eu estou acompanhado a minha amiga e comprovando o quanto é legal”, confirma a aluna Ana Beatriz Moreira, amiga de Ana Beatriz Ferreira.

- PUBLICIDADE -