Ensino Médio de SP terá 70% de aumento nas aulas de matemática e 60% nas de português

Foto: Freepik
- PUBLICIDADE - Anuncie

Em resposta à demanda de estudantes e professores, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do Ensino Médio a partir de 2024, além de incluir aulas de geografia, história e física na 3a série do Ensino Médio.

Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Este ano, o Governo do Estado de São Paulo, a partir da escuta realizada com estudantes e profissionais da educação, optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do Ensino Médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o Ensino Técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma:

  • Na 3a série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura;
  • Na 2a série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura;
  • Na 1a série do Ensino Médio, atualmente são cinco aulas semanais destinadas a essas aulas. A partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira:

Na 3a série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira;

  • Na 2a série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira
  • Na 1a série do Ensino Médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

Física, geografi a e história de volta à 3ª série do EM

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio com duas aulas na semana para cada disciplina, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede.

Até 2023, essas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio.

- PUBLICIDADE -