Estação Itaquera recebe ação para conscientizar sobre doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros

CARLOS SODRÉ/AGÊNCIA PARÁ
- PUBLICIDADE - Anuncie

ADJ Diabetes Brasil promove evento que conta com testes de glicemia gratuitos, questionário de avaliação de risco e orientações profissionais

No próximo dia 16, a estação Corinthians-Itaquera do metrô será palco do lançamento da campanha Diabetes no Alvo. Idealizada pela ADJ Diabetes Brasil, a iniciativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os passageiros de uma das mais movimentadas estações de São Paulo sobre a importância de se realizar o teste de glicemia precocemente e evitar complicações causadas por um diagnóstico não conhecido do diabetes.

Agentes de saúde estarão na estação, entre 9h e 16h, realizando os testes de glicemia, a aferição de peso, altura e circunferência abdominal, a aplicação de questionário para avaliar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 10 anos, além das primeiras orientações. A participação é gratuita e quem estiver passando por lá também poderá tirar fotos em um painel instagramável, com cunho educativo, disponibilizado no local.

“O evento visa conscientizar e levar o máximo de informações sobre esta condição que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, fazendo do país o 5º no mundo com maior prevalência de diabetes. É uma iniciativa necessária, já que um em cada dois adultos no mundo não tem o diagnóstico, segundo o Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF) de 2021”, afirma Dr. Ronaldo Pineda Wieselberg, vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil e professor de Endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A doença

O diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Esse aumento pode acontecer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja principal função é favorecer a entrada da glicose nas células para gerar energia.

Os casos mais comuns são de diabetes tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 costuma acometer crianças e adolescentes e é considerado uma doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta e faz com que o pâncreas pare de produzir insulina. O tipo 2 é a forma mais comum da doença. Representa 90% dos casos e surge quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou até mesmo não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.

Um dos principais fatores de risco para se desenvolver diabetes tipo 2 é a obesidade, conforme explica o vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil: “Além da obesidade, existem outras condições a serem observadas, como a hereditariedade, a má alimentação, o sedentarismo e a pressão alta. Ao ser diagnosticada com diabetes, a pessoa precisa fazer algumas adaptações na rotina, especialmente no que diz respeito à alimentação e à prática de exercícios físicos”.

A Campanha Diabetes no Alvo será realizada em parceria com a Merck Brasil e conta com o apoio da Roche e do Metrô de São Paulo. Para participar, basta comparecer à linha Corinthians Itaquera, no dia 16, entre as 9h e às 16h.

Campanha Diabetes no AlvoEndereço: Estação Corinthians Itaquera do metrôData: 16 de junho de 2023Horário: das 9h às 16hParticipação gratuita






Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 1980, a ADJ Brasil Diabetes é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover educação para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A entidade atende pessoas com todos os tipos de diabetes e oferece, de forma gratuita, uma ampla gama de serviços nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, entre outros. Desde 1999, a ADJ é membro da International Diabetes Federation (IDF). Para conhecer mais, acesse o site da ADJ.

- PUBLICIDADE -