Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve
um aumento da compra de itens de supermercados pela internet durante os meses
de isolamento social por conta da pandemia de covid-19. A companhia fez um
levantamento com 12 mil usuários do Ticket Alimentação em todo o País, e mais
da metade destas pessoas passaram a fazer compras em mercados pelos canais
digitais.
Ainda segundo a empresa, há um bom potencial de crescimento para as compras de
itens básicos pela internet. Isso porque dos usuários ouvidos pela pesquisa,
66% afirmam que fazem compras online de maneira geral, mas somente 34% fazem
isso em supermercados.
“A mudança na dinâmica do trabalho, com a introdução do home office pelas
empresas durante o período de isolamento social, trouxe impactos imediatos à
rotina de compras dos trabalhadores também nos aspectos relacionados à sua
alimentação e nutrição”, afirma Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.
E o hábito de fazer compras em supermercados online não deve ser deixado de
lado pela grande maioria das pessoas que o adotaram. Dos usuários ouvidos pela
Ticket, 10% afirmam que não pretendem manter este tipo de compra pelas vias
digitais. Por outro lado, 52% garantem que vão continuar comprando em
supermercados pela internet.
Entre as pessoas que mudaram a forma de adquirir alimentos em mercados por
conta da pandemia, 48% disseram ter aderido às compras online e 27% aumentaram
a frequência de consumo por vias digitais.
Quando questionados sobre fatores que favorecem esse hábito, as promoções são o
principal fator, apontadas por 50% dos entrevistados. No sentido contrário, o
custo do frete, os preços mais altos e a necessidade de desenvolver mais
confiança na qualidade dos produtos comercializados pela internet são os
aspectos principais para aqueles que disseram manter ou preferir a realização
das compras presencialmente.
Em outro levantamento realizado pela Ticket, com os estabelecimentos
comerciais, foi identificado que 44% dos comerciantes registraram um aumento
nos pagamentos com benefícios durante a pandemia. Ainda de acordo com os dados
levantados pela empresa, para que fosse possível manter as atividades, 89% dos
donos admitiram a adoção de novas estratégias de vendas.
Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia
- PUBLICIDADE -