Estudo revela que 88% dos brasileiros comem sanduíches semanalmente

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE - Anuncie

No dia 3 de Novembro é celebrado o dia Mundial do Sanduíche, uma data dedicada a homenagear essa iguaria versátil e amada em todo o país. De acordo com dados de 2022 e 2023 da Kantar, divisão Worldpannel, 88% dos brasileiros afirmam comer sanduíches semanalmente.

O sanduíche é muito mais do que apenas um prato rápido; é uma parte essencial da cultura gastronômica brasileira, representando uma infinidade de sabores e tradições.

Para o colunista de gastronomia da Folha Metropolitana, Serginho Freitas, “Os sanduiches conseguem atender todos os gostos com preparos diferenciados e algumas vezes inusitados. Dos tradicionais lanches de pernil e de calabresa de porta de estádio aos gourmetizados em pães de alho recheados com carnes nobres os sanduíches, ou sandubas, mantém uma gama infinita de opções. Além disso, os Food trucks espalhados pelas ruas das grandes cidades levam
esse tradicional cardápio para clientes que, por vezes precisam de rapidez no atendimento e por outras preço mais em conta”, pontua.

A história do sanduíche no Brasil remonta a muitas décadas, influenciada por uma fusão de culturas que trouxeram suas próprias contribuições para a diversidade desse prato. Desde o famoso pão com mortadela de São Paulo até o tradicional misto quente servido nas padarias de todo o país, o Brasil abraça uma ampla gama de combinações deliciosas.

Além disso, o Brasil não deixa de abraçar tendências de alimentação saudável, e opções como os sanduíches vegetarianos e veganos estão se tornando cada vez mais populares. Essas opções oferecem alternativas deliciosas para aqueles que buscam uma refeição mais equilibrada e amiga do meio ambiente.

Confira abaixo algumas das curiosidades sobre como os sanduíches fazem parte do dia a dia das refeições no Brasil:

Sanduíche é jantar, sim!

Entre as pessoas que estão consumindo sanduíches no jantar, 76% fizeram isso substituindo os pratos mais clássicos para essa refeição, como a famosa combinação de arroz e feijão e saladas.

Sanduíches frios são os mais populares para o dia a dia

Os sanduíches frios representam a maior parte do consumo, sendo apreciados por 85,3% dos brasileiros semanalmente. Já as versões quentes, como cachorro-quente e hambúrguer, ainda são vistos como uma indulgência e só são consumidos semanalmente por 2,9% e 1,8%, respectivamente, dos entrevistados.

Para comer com a galera

Os sanduíches são perfeitos para serem consumidos em família ou amigos: 62% dos brasileiros costumam comer sanduíches com maionese na companhia de grupos de pelos menos quatro pessoas.

- PUBLICIDADE -