Exagerou nas festas de fim de ano? Confira algumas dicas para reequilibrar o organismo

Divulgação
- PUBLICIDADE - Anuncie

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina o que consumir para ajudar a desintoxicar o corpo

Família unida, pratos típicos e bons drinques sãoasmarcas do mês de dezembro, momento em que comemos e bebemos mais do que o habitual. Nessa época, é comum sentir o corpo mais inchado, o organismo mais lento e aquela sensação frequente de fome aumentada.

Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, não há detox milagroso, nem alimentos que fazem uma limpeza instantânea no organismo. “O termo desintoxicação significa eliminar as impurezas que o organismo acumula e isso é feito principalmente por alguns órgãos, como o nosso fígado e os nossos rins, independentemente da composição da alimentação. Portanto, o que podemos fazer é dar suporte aos nossos órgãos, diminuindo o consumo de alimentos pesados que dificultem a digestão”, explica.

Renata orienta que após períodos de excessos, é interessante investir nos alimentos diuréticos, como os vegetais, as frutas e líquidos em geral, principalmente os chás, como o de gengibre, chá verde e chá branco. “Tudo isso ajuda nossos rins e fígados a agirem com mais agilidade”, ressalta.

Além dos alimentos gordurosos, as bebidas alcoólicas também merecem atenção redobrada. A especialista diz que o ideal é consumi-las com moderação e aos poucos, alternando com ingestão de água e alimentos. Mas, em caso de exageros, a dica é descansar o corpo e focar na hidratação, apostando em sucos naturais, água de coco e água.

A nutricionista indica o consumo de lichia, ameixa, uva e abacaxi para ajudar na desintoxicação. Rica em vitamina C, a lichia ajuda no reforço do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. Contém também cálcio, que atua na saúde óssea e muscular; potássio, que tem ação no controle da pressão arterial; e antocianinas, que têm ação antioxidante. A ameixa é uma ótima fonte de fibras, age de forma laxativa, possui vitamina K, importante para a saúde óssea e para a coagulação, além de componentes antioxidantes, que atuam diretamente na saúde da pele.

Renata explica que tanto a uva rubi quanto o abacaxi possuem vitamina C e trabalham o reforço do sistema imunológico. A uva é ainda uma ótima fonte de resveratrol, antioxidante que previne doenças cardiovasculares; enquanto o abacaxi possui bromelina, uma enzima natural que ajuda na boa digestão, principalmente de proteínas.

Para se inspirar, dicas e receitas leves sugeridas pela nutricionista:

Ajudam a colocar o metabolismo em ordem:

● Ingerir bastante água (o suficiente para deixar a urina bem clarinha)

● Comer 2 a 3 frutas por dia

● Consumir vegetais crus em maior quantidade no almoço e no jantar

● Preferir fontes de proteínas magras, como carnes assadas ou cozidas, sem pele ou gordura aparente

● Evitar o consumo de alimentos que contenham açúcar, corantes e/ou adoçantes artificiais

● Evitar todo tipo de alimento industrializado, como embutidos, enlatados, temperos prontos, refeições congeladas e fast food

- PUBLICIDADE -