O Facebook anunciou que removeu, ao longo do último
trimestre de 2020, cerca de 33,5 milhões de publicações marcadas como discurso
de ódio tanto na própria rede social (26,9 milhões de posts) quanto no
Instagram (6,6 milhões). Os dados fazem parte do relatório trimestral de
aplicações dos padrões da comunidade, divulgado na quinta-feira, 11.
Os dados representam alta ante o trimestre
anterior de 2020, quando foram removidos 28,6 milhões de posts marcados como
discurso de ódio. Além disso, nesse período, entre outubro e dezembro do ano
passado, ocorreram as eleições presidenciais americanas e as eleições
municipais do Brasil.
A alta de remoção de conteúdos odiosos é
atribuída ao aperfeiçoamento da inteligência artificial em árabe, espanhol e
português, utilizada para remover o conteúdo sem haver uma consulta por um time
de analistas.
Além disso, a empresa quase dobrou as métricas
em posts sinalizados como assédio ou bullying.
Foram removidos 6,3 milhões de publicações no
Facebook, ante 3,5 milhões do trimestre imediatamente anterior, e 5 milhões de
peças de conteúdo similar no Instagram, em comparação aos 2,6 milhões vistos
entre julho e setembro de 2020.
Segundo a empresa, a taxa de proatividade (que
detecta o conteúdo automaticamente) subiu de 26% para 49% no Facebook e de 55%
para 80% no Instagram na comparação entre os dois trimestres
Para este ano, o Facebook irá contratar uma
auditoria independente para validar as métricas reportadas pela companhia nos
relatórios de aplicações dos padrões da comunidade. “Acreditamos que
nenhuma empresa deve atribuir uma nota ao seu próprio trabalho”, afirmou
em nota a empresa.
Facebook e Instagram removeram 33,5 milhões de publicações com discurso de ódio
- PUBLICIDADE -