Reginaldo Pupo
Turistas que frequentarem as belas praias de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, no próximo feriado prolongado de 7 de setembro, também terão a oportunidade de desfrutar os pratos que estão participando do 18º Caraguá a Gosto, um festival gastronômico que envolve 62 estabelecimentos.
No total, são 104 pratos concorrendo em 10 categorias: carnes e aves, petiscos, culinária internacional, frutos do mar, lanches artesanais, pizzas, sobremesas frias, confeitaria, café e culinária caiçara. Os produtos são vendidos nos formatos presencial, delivery e drive-thru.
A prefeitura, organizadora do evento, espera atrair visitantes para cidade e fomentar a economia, além de estimular a gastronomia local. O festival teve início no último dia 1º de agosto e prossegue até 10 de setembro.
O público poderá experimentar os pratos disponíveis no cardápio do Caraguá a Gosto e avaliar os melhores concorrentes em originalidade, sabor, apresentação e criatividade, assim como dar nota para o atendimento geral da casa e do garçom. Além dos vencedores serem reconhecidos com troféus, os clientes e melhores garçons também concorrem a prêmios.
Diversidade gastronômica
Na categoria Pizzas, um dos estabelecimentos que participam do festival é o Marujo Gastrobar, localizado na praia de Massaguaçu. A pizza “Búzios e Vitória”, que homenageia duas ilhas do arquipélago de Ilhabela, traz uma interessante combinação de sabores.
Quatro de seus pedaços são produzidos com peito de peru, muçarela de búfala, manjericão e geleia de damasco. As outras quatro fatias são preparadas com peito de peru, muçarela, hortelã, geleia de pêssego, pêssegos em calda e cream cheese. O resultado é uma explosão de sabores, causada principalmente pelo agridoce. A pizza é leve e a massa sofre um processo de fermentação natural.
Também na praia de Massaguaçu o quiosque Balaio Caiçara concorre em duas categorias: Culinária Caiçara e Petiscos. Para este último quesito, a casa preparou o Cupim Praiano, composto por cupim assado por 10h em fogo baixo, gratinado com queijo muçarela e acompanhado por mandioca na manteiga, farofa cebolete com erva doce e salada de rúcula.
Já para a categoria Culinária Caiçara, o prato participante é o Espaguete Caiçara, feito com fios de chuchu, tomates cereja, azeite, camarão branco, lula, marisco, manjericão, cebola, alho e cheiro verde.
A praia de Massaguaçu tem mais um representante no festival, a Pousada Vivendas do Sol e Mar, que também possui dois pratos no Caraguá a Gosto. O Medalhão do Mar é uma proposta saborosa para duas pessoas. O prato é produzido com filé de pescada cambucu envolvo no bacon, acompanhado de um delicioso arroz cremoso, farofa de feijão fradinho e redução de açaí.
O outro prato é o Esconderijo Sol e Mar, uma massa de inhame que derrete na boca com especiarias e manteiga de garrafa. A massa é recheada com uma generosa quantidade de camarões e gratinada com queijo coalho e camarão rosa. O prato também vem acompanhado chips de batata doce e banana da terra.
“Japa”
Na categoria Carnes e Aves, o Restaurante Alegro, que já coleciona vários títulos do festival, concorrerá com o prato Relíquias da Vovó, um T-Bone corte fiorentino na brasa, aromatizado com manteiga, salsinha, alho e pimenta rosa. Vem acompanhado de arroz com brócolis, amêndoas, parmesão, batatas ao murro à moda a Maria.
O Alegro também participa na categoria Culinária Internacional, com o Combo Netuno, composto por três atuns regados ao molho de ostras, sriracha e togarashi e três salmões marinados no molho zuke. O Niguiri vem com dois peixes brancos com ovas, raspas de limão com ampola saborizante de molho ponzu.
Ainda vem com dois atuns com ampola saborizante de azeite trufado e gengibre e dois salmões com ovas e cebolinha. Já o Sushi vem com seis couves maki com salmão na manteiga, finalizado com amêndoas, tarê e cebolinha. O combo também vem com quatro gunkans de codorna maçaricados com um toque de azeite trufado, finalizados com flor de sal, salsa trufada e cebolinha. E ainda tem entrada. Sunomono em prato decorado com flores comestíveis, folhas sisô e tuile.
Depois de todas essas delícias, uma sobremesa vem a “calhar”. A Sorveria Nápoli participa na categoria Sobremesas Frias com a Torta Verona, produzida com mousse de chocolate, massa folhada e chocolate ganache. Apesar do chocolate e da ganache, a torta tem sabor suave e equilibrado.
A torta faz lembrar um bolo de aniversário. Ao degusta-la, quando se chega no que seria o “recheio” do bolo, revela-se a massa folhada. No total a Nápoli, que está localizada na avenida da praia, possui 36 sabores de sorvetes, com destaque para os que são produzidos com zero açúcar e lactose.
Veja alguns dos restaurantes participantes
Alegro, Armazém Prosa e Poesia, Atlântic Burguer, Balaio Caiçara, Bistrô do Paço, Bistrô Zen, Boa Brasa Steakbar, Buteco do Ivan, Casa de Bolos, Casa Mundo Sabores e Saberes, Chocolateria Brasileira Caraguá, Container Goes Ice Roll, Dago Pizzaria, Dubi Café & Confeitaria, Duckbill Cookies & Coffee, Embarque Bar, Espeticho, Espeticho Hamburgueria, Esquina da Picanha, Frederico’s Pizza, Fulô da Praia Bistro Caiçara, Gamboa Restaurante Pizza Bar, Guará Burger, Kadu Lanches, Japonese Food, Kintal do Marquinhos, Kiskonofre, La Costa Café, Mar & Brasa, Marujo Gastro Bar, Nagahashi Asian Food, Nori Sushi Bar e Restaurante, O Garimppo, O Quintal, Pizzaria Japa Pizza, Pousada Vivendas do Sol e Mar, Rei Burgers, Restaurante do Jorginho, Restaurante Golfinho, Restaurante Tapera Branca, Rock Bar, Santas Empório e Vinhos, Santo Suco Hamburgueria, Skina Chicken, Sorveteria Nápoli, Sorveteria Sergio, Toca do Robalo, Tricks Burger’s, XP Hamburgueria e Pasta Bar & Risoteria.