A 1° edição da Copa Crias de Guarulhos teve seu inicio na sexta-feira, dia primeiro de dezembro, no Estádio Ninho do Corvo, campo do Flamengo de Guarulhos. O torneio que será disputado por 16 equipes das mais diversas comunidades da cidade, teve um inicio a nível “Champions League”, com hino oficial da competição europeia, e muita ansiedade e alegria por parte dos jovens jogadores.
Para o presidente do Flamengo de Guarulhos, Caio Soler, “a competição é uma oportunidade única de revelar talentos, tanto que o torneio atraiu a atenção de olheiros de grandes times do Brasil. Espero que esse seja o primeiro de muitos torneios. Queremos colocar essa competição no calendário oficial da cidade”, pontua.
O supervisor da Categoria Sub-17, Thiago Polleti Alonso, “o trabalho de observação do Corinthians abrange todos os polos, desde escolinha, projetos até a análise de mercado, e com esse campeonato conseguiremos observar todos os atletas dos projetos da cidade de Guarulhos”, pontua.
O termo “futebol de várzea” refere-se a uma forma de futebol amador, muitas vezes jogado em campos improvisados, sem a estrutura formal dos estádios profissionais. Esse estilo de futebol é profundamente enraizado nas comunidades locais e tem características que o distinguem do jogo de nível profissional, além disso, ele transcende a definição de um simples jogo. Ele é uma expressão autêntica da paixão pelo futebol, um agente de inclusão social, uma celebração da identidade local e um catalisador para o desenvolvimento comunitário. Este estilo de futebol representa o espírito puro do esporte, onde a alegria do jogo é tão valiosa quanto a competição em si.
Já o Secretário de Governo, Edmilson Americano reiterou o apoio da administração municipal, que disponibilizará ônibus gratuito para as equipes durante os jogos, como também, dará lanches para todos os atletas. “É gratificante ver o envolvimento da nossa comunidade, e o Futebol possibilita essa oportunidade”, finaliza.