Com o intuito de resgatar a tradicional Corrida de Aniversário de Guarulhos, que há décadas era realizada todo dia 8 de dezembro, o jornal Folha Metropolitana em parceria com a empresa organizadora Namastê Bem Estar e com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e da Secretaria de Esportes, promove a prova no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 7h30 da manhã, nas categorias 5km e 10km. A largada será em frente ao Bosque Maia. A data do evento foi excepcionalmente alterada este ano devido aos jogos da Copa do Mundo de futebol. Esta será a corrida mais importante do ano na cidade, além de comemorar os 462 anos de aniversário de Guarulhos.
Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de 5km e 10km das categorias feminino e masculino. O vencedor da prova de 10km ganhará uma moto zero quilômetro. Os demais melhores classificados receberão prêmios em dinheiro, além de troféus.
Os interessados em participar da competição podem acessar o regulamento no link https://drive.google.com/file/d/13LeJPQtKice0NeMH8XsVeCwF5JiM0L5t/view
O local de retirada dos kits será divulgado na próxima semana. Para a retirada do kit é necessário apresentar um documento com foto original ou cópia do mesmo. Caso haja a necessidade de se retirar o kit em nome de outro (a) atleta, é preciso que esta pessoa esteja em posse de uma cópia de seu documento.
Em relação a parte técnica, a largada da corrida será às 7h30 e partirá do portão principal do Bosque Maia, localizado na avenida Papa João XXIII. O percurso de 5 km seguirá até a Padaria Favos D’Mel e voltará ao Bosque. Já nos 10 km os corredores darão duas voltas neste mesmo percurso. Na parte operacional serão utilizadas todas as estruturas que já estão montadas no parque para o Maia Fan Fest, espaço que está sendo destinado aos munícipes que querem assistir as partidas da Copa do Mundo.
História
Segundo o atleta olímpico Wilson David, quem trouxe a primeira Corrida Folha Metropolitana que comemorava o aniversário de Guarulhos foi a empresa Carreira, cujo representante, que vinha dar o tiro de largada, era José João, bicampeão da São Silvestre de 1980. A prova tinha 12 quilômetros de extensão. Valia como seletiva da São Silvestre.
“Antes de 1996 e 97, eu tenho uma foto, de quando competi junto com meu pai, com o Moacir Marconi e o Sérgio Gregório. Eles eram campeões das provas de cinco e dez quilômetros dos brasileiros. Os campeões de Troféu Brasil”, disse David.
A corrida sempre foi uma tradição na cidade. “Por isso precisamos resgatar. A primeira que eu corri foi em 1980 com meu pai. A largada era sempre na frente do Bosque Maia, só que do outro lado, pois naquela época ainda não existia pista dupla”, contou o ex-atleta.