Da Redação
O grupo instituído pela prefeitura, formado pelas forças de segurança da cidade, reunindo a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias civil, militar e rodoviária, está com seu efetivo nas ruas em apoio às ações de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (covid – 19), prestando orientações à população em pontos fixos e móveis, bem como percorrendo a cidade com viaturas equipadas com mensagens sonoras, de forma a reforçar as recomendações sobre a manutenção do isolamento em casa e evitar aglomerações.
Neste sábado (04), equipes fixas e móveis as corporações estarão no Lago dos Patos, na Vila Galvão, e também em diversas praças e locais públicos da cidade, com o intuito de dispersar aglomerações e prestar esclarecimentos sobre medidas de prevenção e isolamento social necessárias para se evitar o contágio pela doença. Nesta sexta-feira, dia 3, a operação está sendo mobilizada em comércios nas regiões dos Pimentas, Jardim São João e Taboão, entre outros bairros periféricos da cidade. A operação tem apoio operacional de agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).
Definições
Na ação, agentes da GCM e da SDU, juntamente com demais forças polícias, vão fiscalizar e inibir aglomerações em bares e estabelecimentos comerciais que foram alvo de denúncias nos mais distantes bairros da cidade. A medida visa o cumprimento do decreto municipal que determina que qualquer estabelecimento comercial não essencial que estiver aberto terá suas atividades suspensas, sendo passível de multa e até perda da licença de funcionamento.
A operação foi definida na manhã desta sexta-feira (3), em reunião comandada pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, para tratar de ações voltadas à contenção da disseminação do novo Coronavírus para os próximos dias. Na oportunidade, representantes das secretarias de Assuntos para Segurança Pública, Governo, Desenvolvimento Urbano e Transportes e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal delinearam novas estratégias de apoio à fiscalização de comércios não essenciais e o reforço na orientação sobre a necessidade de se manter o isolamento social, inibindo aglomerações em bares e estabelecimentos afins, como forma de evitar o contágio.
Denúncias
As denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento da GCM recebeu nos últimos dias mais de 200 reclamações por aglomerações. A maioria das denúncias foi feita por moradores das regiões do Cabuçu, Recreio São Jorge, Jardim São João, Bonsucesso e Pimentas.