O CIESP Guarulhos intermediou junto à Prefeitura uma homenagem ao fundador da indústria de fundição Lepe, Augusto Koch, falecido em 1990. Desde o dia 15 de fevereiro de 2022, a antiga Rua Treze, localizada no Jardim São João, tem o nome do industrial que iniciou as atividades da empresa, em 1949.
“Há tempos eu queria homenagear a família Koch de alguma forma por tudo o que fizeram e fazem pela economia de Guarulhos e pelo CIESP, do qual um de seus membros é co-fundador”, explicou o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin. “Consultei o prefeito Guti, que de pronto considerou legítima a lembrança”.
“A Lepe gera emprego e renda no município há mais de 70 anos. Nada mais justo do que render essa homenagem a seu fundador”, afirmou o prefeito, em encontro na sede da empresa, no bairro Porto da Igreja.
Pelo fato de a rua escolhida ainda não ter nomenclatura oficial, o processo foi rápido, feito por meio do decreto municipal nº 38.770, publicado no Diário Oficial em 15/02. A agora Rua Augusto Koch fica entre a Avenida Ronaldo Beltran Saraceni e a Rua Dezessete.
O encontro para marcar a “entrega” da homenagem aconteceu na manhã do dia 9/03, na Lepe, e teve as presenças, além de Colin e Guti, do 1º vice-diretor do CIESP, Sergio Matos, e três dos cinco sócios da empresa, os irmãos Antonio Carlos Koch, Luiz Carlos Koch e Augusto Koch Junior, filhos do homenageado.
“Gratidão pelo reconhecimento ao meu pai, um imigrante que muito colaborou com o Brasil e com Guarulhos”, afirmou Luiz Carlos Koch. “Justa homenagem a um homem de origem humilde, com poucos estudos, mas que lutou e venceu fundando uma indústria que atua no mercado há 73 anos”, disse Antonio Carlos Koch. Augusto Koch Junior também se manifestou: “Orgulhoso de ele ter sido nosso pai. Nos deu os ensinamentos do trabalho, respeito e honestidade”.
Quem foi Augusto Koch
Augusto Koch era alemão naturalizado brasileiro. Chegou ao Brasil em 1924, aos 7 anos de idade. Aprendeu com o pai a profissão de caldeireiro e começou a trabalhar cedo. Sem formação acadêmica, foi profissional dedicado e se tornou sócio da indústria de eletrodomésticos Epel.
Em 1949, Augusto convidou um amigo e criou a Lepe Indústria e Comércio Ltda. O nome remetia à versão invertida de Epel. Iriam fabricar artefatos plásticos, de borracha e baquelite, itens que tinham como cliente a própria Epel.
Em 1952 decidiu comprar a parte do sócio, sendo uma entrada à vista e o restante em parcelas. Para arcar com a dívida, alugou a casa e levou a família para morar sobre a sede da Lepe, então no bairro paulistano da Parada Inglesa. Queria montar uma fundição e resolveu ele mesmo fabricar seus seis fornos para produzir virabrequins.
Após 25 anos, comprou um terreno em Guarulhos, em 1969, e iniciou a construção que culminou na inauguração da sede atual, em 1974, já com 100 empregados diretos operando. Ao lado dos filhos Antonio Carlos Koch, Augusto Koch Junior e Luiz Carlos Koch chegaram a empregar cerca de 1000 pessoas.
Em 1984 ele descobre uma doença e, mesmo assim, ainda trabalhou ativamente até 1986, quando decidiu curtir o que mais gostava: pegar sua Kombi e dirigir pela Via Dutra, ainda em pista dupla, até Sete Barras, onde tinha um sítio. Viveu assim, indo para a fábrica algumas vezes, até 1990, quando faleceu, deixando um legado de trabalho e compromisso com a família e a cidade.