Da Redação
Com reconhecimento internacional, a Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxis do Município de Guarulhos (Guarucoop) completa, nesta segunda-feira (05), 34 anos de tradição. Sendo a única a prestar serviço no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica.
De acordo com Waldir Almeida da Silva, atual presidente da Guarucoop, as conquistas se devem a pelo menos dois fatores: o alto padrão de atendimento e a parceria com os cooperados. Outro ponto é que o preço oferecido pode ser conhecido antes mesmo de a viagem iniciar.
Além disso, um aplicativo próprio está em estudo. “Nós estamos analisando um mapeamento onde independente se a pessoa vai ao ponto A ou B ela pagará o mesmo preço. Dessa forma, tanto faz se a viagem será de noite, de dia ou no trânsito. Nós não teremos uma tabela dinâmica como os aplicativos de hoje”, destacou Silva.
Antes de chegar ao que é hoje a cooperativa lidou com inúmeros desafios e ultrapassou diversas dificuldades. “Nós superamos grandes desafios, por exemplo, tínhamos três categorias de táxi numa briga gigantesca no aeroporto e nós unificamos trazendo alto padrão”, destacou Edmilson Americano, atual vice-presidente, que ocupou a presidência da Guarucoop por mais de uma década.
De lá pra cá, a Guarucoop já foi considerada a melhor cooperativa de táxi dos países do Mercosul, através do prêmio Top Empresarial Internacional. Além do reconhecimento do trabalho realizado com excelência e mérito, pela Ordem dos Parlamentares do Brasil e do prêmio Top Of Mind, da Folha de São Paulo, que levanta a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços.
Com uma frota de mais de 700 carros, revisões são realizadas trimestralmente em todos os veículos. A exigência da prefeitura é de um ano. Todas as pessoas que atuam na empresa recebem um curso sobre o mercado, antes mesmo de iniciarem o trabalho. A cooperativa também oferece capacitação aos cooperados, como curso de inglês, e a possibilidade de realizar um treinamento para atendimento de pessoas com necessidades especiais.
O prédio sede da cooperativa, localizado na rua Vítor Costa, 510, no Jardim Paraventi, ainda conta com iniciativas ambientais, como, por exemplo, utilização de água de reuso, um jardim vertical, coleta seletiva e compostagem.
Imagem: Lucy Tamborino