O Guarulhense, time conhecido pela atuação no futsal, mas que expandiu seus trabalhos para o futebol, o caratê, o boxe, a ginástica, além de outras modalidades, como baralho e dominó, se aproxima de mil atletas vestindo sua camisa e representando a cidade por todo o estado.
Em 2022, o clube se sagrou campeão paulista na categoria sub-17 do futsal feminino, viajou ao Rio de Janeiro com o futebol e mediu forças com os grandes paulistas nos torneios oficiais da Federação. “O Guarulhense vem crescendo a todo ano. Nós temos um projeto muito bem definido com comissões técnicas voluntárias e o apoio fundamental dos pais. No entanto, não posso deixar de agradecer ao prefeito Guti e ao secretário de Governo Edmilson Americano pelo olhar sensível conosco. Americano acredita no nosso potencial há anos e abriu portas cruciais para a nossa evolução”, relata Carlos Alberto Fernandes, o Carlinhos, presidente do Guarulhense.
“Temos outras pautas essenciais em andamento, como a filiação na Federação Paulista de Futebol para disputar também estaduais no campo e já nos sentimos amparados pelo poder público da cidade que tem contribuído com nosso sonho de ir mais além com as cores de Guarulhos. Afinal, somos guarulhenses”, acrescenta.
O Galo, como é conhecido, foi fundado em 2014 e, além do recente troféu estadual no feminino, o clube acumula conquistas de campeão Metropolitano, Estadual e da Liga Paulista.
“Hoje nós temos projetos sociais de ginástica, futsal e outros esportes funcionando na nossa quadra no Cocaia, temos equipes de alto rendimento, masculinas, femininas, temos escolinhas, temos uma série de projetos em andamento. Já tivemos atletas que passaram por nossas mãos e estão seguindo firme, mas o nosso trabalho vai além. Não sabemos do futuro das crianças, sabemos que precisamos entender o esporte como um meio de saúde e educação, mas queremos ajudar a formar grandes cidadãos. Esse é o mais importante de tudo”, finaliza Fernandes.