Mayara Nascimento
Denis Aparecido Rosa, de 40 anos, conquistou o título de primeiro faixa preta do judô com deficiência visual de Guarulhos. Além disso, o atleta é o primeiro faixa preta da Associação de Judô Nove de Julho com deficiência.
O atual campeão brasileiro na categoria leve começou a praticar o esporte em 2013 por causa da deficiência, que possui apenas de 5% a 10% de visão. “De lá pra cá eu participei de várias competições, entrei para a seleção brasileira e até saí do país. Se não fosse pelo esporte, nunca teria saído nem do estado”, comentou.
O judoca já competiu na Turquia, Alemanha, Azerbaijão, Portugal e Uzbequistão, tudo pela Seleção Brasileira Paralímpica. “A maior dificuldade é se manter na seleção, pois não basta ser um bom atleta, tem que contar com indicação e com apoiadores”, desabafou, buscando patrocínio.
São vários os momentos marcantes de sua carreira, mas o que se destaca é a conquista do 3º lugar no Parapan-Americanos de 2017, no Rio de Janeiro.
Entre os apoiadores estão Crossfit MK1, que realiza o treino na parte física, a parceria com a fisioterapeuta Bruna Rodrigues, e com a nutricionista Neiva Souza. Além disso, o judoca conta ainda com o professor Juraci Maurício de Lima, que o acompanha desde o início da carreira.
São quase quatro horas de treino por dia, cinco vezes por semana, tanto da parte física quanto das técnicas de judô. Atualmente o atleta se prepara para o Campeonato Brasileiro para Cegos, que acontece no mês que vem.