Guarulhense recebe prêmio Internacional de Criança Prodígio

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O estudante João Vitor Garcia Geiss, 13 anos de idade, aluno do 8°ano do Fundamental II, acaba de receber o Prêmio Internacional Star Kids Awards 2023, na categoria Educação, Ciência e Astronomia, sendo o único guarulhense a receber esta premiação. O concurso busca crianças e adolescentes do mundo que sejam destaques e apresentem talentos nas mais diversas áreas.

João Vitor foi premiado pelo fato de ser multimedalhista olímpico nas áreas da ciência, possuindo atualmente 42 medalhas e certificações, além de participar de projetos de ciência cidadã, nas áreas da ciência astronômica, sendo certificado pela NASA/IASC/MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações).

O estudante já detectou sete asteróides, que agora estão sendo analisados em Harvard, através do projeto Caça Asteróides. Também classificou mais de 19 mil galáxias pelos projetos Disk Detect, Galaxy Cruise – NAOJ, do Observatório Astronômico do Japão e Zooniverse, além de outros projetos como LCO, que analisa imagens captadas por satélites, como o Hubble, e observatórios astronômicos do mundo todo.

Além de ser palestrante científico, mentorado por Doutores da USP/IAG e USFcar, em 2022 se tornou membro da Academia Brasileira de Jovens Cientistas, a ABJC e divulgador científico para crianças e adolescentes, sendo no mesmo ano, laureado com o Prêmio da Associação dos Engenheiros do ITA, como inspiração para o concurso Sócios-mirins AEITA. João Pedro é o único guarulhense a ser finalista por dois anos consecutivos deste concurso, que busca alunos de destaque curricular e olímpico nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, para premiar com uma viagem de cinco dias para São José dos Campos, onde os vencedores têm a oportunidade de conhecer todo complexo do DCTA, o ITA, os laboratórios da instituição, participar de aulas, conhecer todas as empresas de SJC, formadas à partir de alunos do ITA, como é o caso da Embraer, da Avibras e da Visiona, entre outras, sendo ainda mentorados por ex-iteanos (ex-alunos formados pelo ITA), pelo período de (1) um ano.

- PUBLICIDADE -