Guarulhenses gastam 70 litros de água por dia a mais do que o necessário

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Os guarulhenses gastam, em média, 180 litros de água por dia. O valor representa 70 litros a mais do que o ideal recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que considera sendo suficiente, para cumprir as necessidades básicas de consumo e higiene de um indivíduo, 110 litros num período de 24h. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Além do desperdício de água dos cidadãos há ainda o volume de água perdido na cidade antes mesmo de chegar ao destinatário final. Em 2017, este índice chegou a 2,5 milhões de litros, segundo estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil e a consultoria GO Associados. Em termos percentuais, significa que 24,6% da água tratada foi desperdiçada. O percentual é o segundo menor desde a série histórica – iniciada em 2010.

A Sabesp destacou que desde que começou a atender a cidade em janeiro deste ano vem trabalhando junto à população informações sobre uso consciente da água, além de realizar obras para reduzir as perdas de água na distribuição. A companhia ainda tem realizado melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Tanque Grande e Cabuçu, para aumentar a produção da água no munícipio. As ETAs, atualmente produzem, juntas, mais de 350 litros de água por segundo.

- PUBLICIDADE -