Com a missão de coordenar e avançar nas ações de zeladoria em Guarulhos, foi criada em dezembro de 2021 a Secretaria de Administrações Regionais. A nova pasta, que recebeu importantes investimentos do governo Guti, implementou por meio de suas regionais serviços de varrição, roçagem, capina, desassoreamento de córregos e tapa-buracos, entre outros.
Para comandar a pasta o prefeito Guti nomeou Bruno Gersósimo, que, desde então, tem se dedicado a colocar em prática o que foi desenho pelo chefe do Executivo. A fim de implementar as ações de zeladoria com mais eficiência, dividiu a cidade em oito regionais: Centro, Vila Galvão/Cabuçu, Taboão, São João, Cidade Satélite, Bonsucesso e Pimentas. Também passou a gerenciar, supervisionar e cobrar das empresas terceirizadas que passaram a prestar serviços para Prefeitura.
Para se ter uma ideia, com a criação da secretaria foi possível realizar em quase três anos a varrição de mais de 17 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas, a roçagem e capina de mais de 47 milhões de metros quadrados de áreas como canteiros centrais de avenidas, parques, margens de córregos, além de mais de 611 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas que receberam o serviço de tapa-buracos.
Gersósimo conta que, dentre os grandes desafios dados a ele por Guti, estava a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED de todo o parque de iluminação pública de Guarulhos, missão que concluiu com êxito no final de 2023. “Trocamos as 73.073 lâmpadas, o que deixou a cidade mais iluminada e segura”, destacou.
Outro avanço foi a implantação da Central de Controle Operacional, que faz o monitoramento em tempo real de todo o parque de iluminação.
“Todo esse avanço em zeladoria e na iluminação só foi possível graças à liderança do prefeito Guti, que enxergou que Guarulhos poderia crescer com mais eficiência”, afirmou.