Lucy Tamborino
Guarulhos é a segunda cidade do estado que mais consome energia. A constatação faz parte do Anuário Energético por Município no Estado de São Paulo 2018, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), divulgado neste mês. Segundo o ranking de consumo dos diversos tipos de energia, o município responde por 6,7% do total consumido no estado.
A capital paulista lidera o ranking com 19,1% de todo consumo. Campinas figura em terceiro lugar com 2,80%, seguida por Cubatão (1,76%) e Santo André (1,7%). As 15 maiores cidades consomem sozinhas 46% dos diversos tipos de energia – representando quase metade de todo estado. Com base nos valores apurados, no somatório do consumo de energéticos no Estado de São Paulo apresentou em 2018 um aumento de 0,06% em relação ao ano anterior.
“Este documento é um instrumento para que os gestores municipais também possam fomentar políticas públicas relacionadas ao planejamento energético regional, alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental e a uma economia voltada ao bem-estar social”, comenta o subsecretário de Infraestrutura, Glaucio Attorre.
A Região Metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2018. Em seguida aparecem às regiões administrativas de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Os dados ainda apontam que no estado foram consumidos 29,5% de etanol hidratado, 1,8% eletricidade e 2,5% de gás a mais em 2018 do que em relação ao ano anterior. De acordo com o estudo, foram consumidos em 2018 9,9 bilhões de litros de etanol contra 7,6 em 2017, 132 TWh perante 130 TWh de eletricidade e 5,5 bilhões m³ diante de 5,4 bilhões m³ de gás natural.
Imagem: Lucy Tamborino