O Centro de Inovação Tecnológica Innovation de Guarulhos (CITIG), no ENIAC, inaugurou, nesta sexta-feira, 12/08, a primeira fábrica de startups da região, a StartGRU. A abertura do espaço aconteceu durante a reunião do Conselho Empresarial de Guarulhos e Região (CEGRU).
O mantenedor do ENIAC, professor Ruy Guérios, comemorou a chegada do que chamou de “motor de arranque” da nova economia. “Com a inauguração da StartGRU nós completamos um ciclo de criação de todo um ecossistema de inovação, que começou com a concepção do CEGRU, nos aproximando do mercado de trabalho, continuou com o desenvolvimento do nosso HUB de Inovação e a parceria com a ACATE, e, agora, a fábrica de startups vai acelerar a chegada de novas empresas inovadoras”, afirmou.
A StartGRU será gerida por Dennis Nakamura, que coleciona participações significativas em aceleradoras de startups e, também, em ações efetivas em unicórnios como o iFood. Nakamura explicou que a fábrica de startups dentro do ENIAC funcionará auxiliando empreendedores que já têm projetos e conferindo soluções para quem quer começar uma startup do zero.
“A abertura durante o encontro do CEGRU é providencial, já que essa fábrica terá oportunidades tanto para empreendedores quanto para potenciais investidores”, disse. As startups são empresas disruptivas que têm ganhado força em diversos segmentos da economia brasileira. Elas surgiram para apresentar novos conceitos, muitas vezes regados de muita tecnologia, e desafiar modelos já existentes.
Passando pelo processo de aceleração da StartGRU, a chance de uma startup ter sucesso aumenta significativamente. “Apenas 6% das empresas que começam sem uma fábrica na retaguarda têm sucesso, e só 1% chega a ser um unicórnio. Por meio da nossa metodologia, esses percentuais vão para 20% e 5%, respectivamente”, completou Nakamura.
Participaram da reunião do CEGRU e da inauguração da StartGRU representantes de entidades da sociedade civil, do setor educacional e empresários.
Para o vice-reitor do ENIAC, Pedro Guérios, a região de Guarulhos tem proporções gigantescas e é uma catalisadora de ideias e inovação, muitas vezes subutilizada por falta de oportunidade e incentivo. “Com o apoio desse ecossistema de inovação e com disposição para se arriscar, os moradores de Guarulhos e região vão levar empreendedorismo e muita novidade a todo o Brasil”, prevê.
A StartGRU vai funcionar dentro do ENIAC. Durante o processo de mentoria, as ideias passarão por um estudo de viabilidade. Também haverá um catálogo de inovação, por meio do qual os empreendedores poderão escolher uma das inovações para criar seu MVP e fazê-la sair do papel.
Serviço
StartGRU – Fábrica de Startups do CITIG-ENIAC
Rua Força Pública, 89, Centro – Guarulhos (SP)