A Prefeitura de Guarulhos deu início na manhã desta quarta-feira (8) à Operação Tempestade, uma força-tarefa que irá percorrer todas as regiões da cidade a fim de limpar praças, calçadas, sarjetas, bocas de lobo e outros locais públicos com o intuito de manter a cidade limpa e evitar enchentes pós-chuvas de verão.
A operação teve início com a presença do prefeito Lucas Sanches no canteiro central da estrada do Sacramento, região do Conjunto Marcos Freire, em um local conhecido pela população como praça do Marcos Freire. A área, antes deteriorada, agora, além da limpeza constante, contará com equipamentos como mesas, bancos e paisagismo para a revitalização do local e a fim de desincentivar a população a jogar lixo e entulho.
“Um ambiente sujo também colabora para desvalorizar as casas do bairro. Se por algum motivo o morador quiser se mudar não consegue vender a casa, ou vende por um preço bem abaixo”, comentou Lucas, que citou ainda os pancadões na região como fator de desvalorização do bairro. “No último sábado (4) tivemos equipes das forças de segurança de Guarulhos aqui no Marcos Freire para garantir o sossego da população ao impedir um pancadão. Faremos isso constantemente em todos os bairros”.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), uma nova ação contra um pancadão foi deflagrada com sucesso na noite desta terça-feira (7) no Conjunto Marcos Freire, notadamente na avenida Norte e Sul e adjacências, para manter a paz e a ordem no bairro. Quarenta e cinco pessoas foram averiguadas e sete veículos acabaram recolhidos ao pátio por infrações diversas.
O prefeito também garantiu que o atraso na coleta de lixo em toda a cidade, problema que herdou da gestão anterior, está regularizado. “Ontem (terça-feira) todos os bairros de Guarulhos já estavam sendo atendidos normalmente. O tempo para descarregar cada caminhão no aterro sanitário passou de sete horas para 40 minutos”.
Ao final da vistoria no bairro na manhã desta quarta Lucas Sanches pediu o apoio da população para que não descarte quaisquer tipos de lixo e entulho. “Nós não podemos permitir que a cidade fique suja. Faremos varrição, roçagens, desassoreamentos e o que mais for necessário para cumprir nossa missão, que é resgatar o orgulho de morar em Guarulhos”, afirmou.