Nesta terça-feira (14) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu mais uma etapa do processo de capacitação dos profissionais de saúde para a execução de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ao todo oito profissionais da enfermagem da atenção primária do município receberam orientações.
Durante a capacitação foram abordados temas como diretrizes e metas da vigilância do Programa IST/Aids, aconselhamento e acolhimento no atendimento das ISTs, notificação compulsória, prevenção combinada, além da capacitação prática da testagem com o apoio de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Até o final do ano serão oferecidas mais 175 vagas para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos serviços especializados, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Pronto Atendimentos (PAs) e para residentes multiprofissionais com foco na ampliação do diagnóstico, no tratamento precoce dos casos identificados, na captação dos casos positivos na população prioritária, na ampliação de ações de promoção, na prevenção e na testagem extramuros para o enfrentamento das ISTs em Guarulhos.
A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para a agilidade na identificação precoce das infecções sexualmente transmissíveis, permitindo, assim, o início imediato do tratamento, o que reduz o risco de complicações e de transmissão dessas doenças.