Guarulhos já registra 33 casos de sarampo

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Guarulhos registrou neste ano 33 casos de sarampo. Deste total, 22 pessoas contraíram a doença a partir da segunda semana de julho. A enfermidade só tem avançado na cidade, já que a campanha de vacinação lançada pela Secretaria de Saúde ainda não atingiu nem metade do público-alvo. Até o momento nenhum caso evolui para óbito.

A campanha de vacinação já se estende por quase um mês e até agora quase 72 mil jovens entre a faixa etária de 15 a 29 anos foram vacinados, mas a meta é alcançar 164 mil. A vacina é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.

Só nesta semana, da última quinta-feira (01) até ontem, foram confirmados quatro casos de sarampo. Um a menos em relação à semana anterior que atestou a incidência de cinco novos casos.

O sarampo tem como característica se espalhar rapidamente. Atualmente os bairros da região central são os com maior incidência da doença. Os sintomas são parecidos com uma gripe, como febre, tosse e coriza, além de manchas avermelhadas na pele. Podem ocorrer também convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, pode provocar lesões cerebrais e infecções no encéfalo. Outra característica da doença é ser altamente contagiosa.

Imagem: Carlos Bassan/Fotos Públicas

- PUBLICIDADE -