Guarulhos pode instituir campanha de doação de cabelo para pacientes com câncer

Foto: Nico Rodrigues
- PUBLICIDADE - Anuncie

A cidade de Guarulhos deu um importante passo rumo à solidariedade e ao acolhimento de pacientes com câncer. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal aprovou, na manhã desta quarta-feira (26), parecer favorável ao Projeto de Lei 1.903/2020, de autoria dos vereadores Carol Ribeiro e Rafael Acosta, que institui uma campanha de incentivo à doação de cabelo para pessoas carentes em tratamento oncológico.

O projeto visa estimular a população a doar cabelo para a confecção de perucas, que serão destinadas a pacientes que enfrentam o difícil processo de tratamento contra o câncer — muitos dos quais sofrem com a perda de cabelo, fator que afeta diretamente a autoestima e o bem-estar emocional.

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Gilvan Passos, a medida vai muito além de uma ação simbólica. “A pessoa que passa por um momento difícil pela enfermidade, já está abalada emocionalmente e sofre, ainda, com a perda do cabelo. Ter esse incentivo para o resgate da autoestima é fundamental. Tenho certeza que essa iniciativa irá ajudar muito”, afirmou o parlamentar.

Além da aprovação do projeto voltado aos pacientes oncológicos, a Comissão de Saúde também deu parecer favorável ao Projeto de Lei 2.603/2019, de autoria do vereador Luís da Sede. A proposta obriga os hospitais da cidade a notificarem casos de uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes por crianças e adolescentes. Atualmente, os conselhos tutelares não recebem essas informações, e o projeto busca ampliar o fluxo de dados para que ações preventivas e de acolhimento possam ser mais eficazes.

Por outro lado, a Comissão rejeitou o Projeto de Lei 640/2019. De acordo com os membros, a proposta trata de um serviço já criado anteriormente pelo Poder Executivo, que detém a competência legal para regulamentar esse tipo de iniciativa.

Com a aprovação nas comissões temáticas, os projetos seguem agora para votação em plenário, onde poderão ser apreciados pelos demais vereadores da Casa Legislativa.

- PUBLICIDADE -