Da Redação
Guarulhos sedia nesta quinta-feira (14) o lançamento da primeira edição do Caderno Econômico Alto Tietê, iniciativa do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê que visa apresentar o potencial da região para os negócios e atrair investimentos.
O evento acontecerá no hotel Monaco, às 8h30, com a presença do governador do Estado, Márcio França; do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti; do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos e coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento e Inovação do Condemat, Rodrigo Barros; e do presidente do consórcio, prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Essa primeira edição do Caderno Econômico Alto Tietê traz os principais indicadores da região nos últimos anos, complementados pelo primeiro trimestre de 2018. Foram coletados os dados da balança comercial desde o ano 2000, até o primeiro trimestre deste ano, divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com ênfase para os anos de 2016/17 e para os dados parciais de 2018.
Para melhor fundamentar as análises da publicação, foram considerados também os dados da Relação Anual de Informações Sociais do ano de 2016 e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de 2017 e do primeiro quadrimestre de 2018, divulgados pelo Ministério do Trabalho.
Complementa essa primeira edição um panorama da evolução das estimativas do Produto Interno Bruto Municipal entre os anos 2010 e 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Caderno Econômico Alto Tietê é inspirado naquilo que construímos no Caderno Econômico da cidade de Guarulhos, uma iniciativa do prefeito Guti. Quando nós levamos a ideia para o Alto Tietê, para a Câmara de Desenvolvimento Econômico, ela foi muito bem aceita, porque é muito importante para os empresários entenderem os números da região relativos ao mercado de trabalho, à balança comercial e à corrente de comércio”, afirmou Barros.
O material será disponibilizado nas versões impressa e digital para todas as prefeituras que integram o consórcio, para que seja usado como um instrumento de divulgação da dinâmica de desenvolvimento da região e para auxiliar na tomada de decisão por parte do empresariado.
Foto: Nícollas Ornelas