Guarulhos tem 17 casos suspeitos de coronavírus

- PUBLICIDADE -

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

Guarulhos investiga 17 casos suspeitos de coronavírus. Outros seis já foram descartados. A informação foi confirmada pelo Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê (Condemat) e aponta o município como o que mais possui registros sob investigação do Alto Tietê.

No total 12 cidades compõem o Condemat e juntas totalizam 38 casos suspeitos da doença sendo Ferraz de Vasconcelos (01), Itaquaquecetuba (03), Mogi das Cruzes (06), Poá (03), Salesópolis (01) e Suzano (07). Já os municípios de Biritiba-Mirim, Guararema, Santa Branca e Santa Isabel não possuem registros. Arujá tem um caso notificado, porém já descartado após exames laboratoriais.

No total a região teve 55 casos suspeitos notificados, porém 16 foram descartados e um confirmado em Ferraz de Vasconcelos.

Ontem o govenador João Doria anunciou sete macromedidas para enfrentamento completo e eficaz ao novo coronavírus. O plano visa garantir estrutura e assistência eficaz nos hospitais públicos sob responsabilidade do Estado e aumento da prevenção à doença. “É uma nova fase de combate ao vírus com decisões deste grupo de trabalho que mantém uma atividade diária de atenção e dedicação. Qualquer alteração necessária dos procedimentos para o enfrentamento à doença será objeto de deliberação deste grupo”, afirmou Doria.

A lista inclui criação de novos leitos SUS; compra de kits diagnósticos; aquisição de respiradores; reforço nos estoques de insumos hospitalares; esquema especial de gestão de leitos; treinamento de serviços de saúde para ativação de protocolo único de atendimento; e recomendações específicas para prevenção e atendimento aos idosos.

A primeira medida prevê a abertura de novos 441 novos leitos hospitalares estaduais para o atendimento a casos do covid-19, além de 600 sob responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. Haverá 208 novos leitos de UTI e 233 de clínica médica com capacidade de assistência intensiva em diversas unidades, dentre elas, o Complexo Hospitalar Padre Bento.

Questionada a Secretaria Estadual da Saúde não respondeu até o fechamento desta edição sobre como se dará a utilização do Padre Bento pelos pacientes de Guarulhos.

Casos

O número de casos confirmados no país subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada ontem. O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados foco do vírus no país. No primeiro, os casos confirmados saíram de 30 para 42 entre os dois balanços de hoje. Já no Rio, aumentaram de 13 para 16.

Os casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia. São Paulo também lidera nesse grupo (704), seguido por Minas Gerais (117), Distrito Federal (82), Rio de Janeiro (76) e Santa Catarina (73). As situações descartadas somaram 2.662.

- PUBLICIDADE -