Da Redação
Guarulhos apresentou hoje o projeto cerca eletrônica de segurança para leitura de placas de veículos, que irá abranger os maiores corredores viários do município e também as principais entradas e saídas da cidade. A previsão é de que em até 50 dias a cerca eletrônica esteja instalada.
A prefeitura, através de um trabalho conjunto entre as secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana e Assuntos de Segurança Pública, demonstrou em reunião no Paço Municipal para autoridades das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual um plano que pretende dar maior segurança a todos os cidadãos que moram em Guarulhos.O objetivo é reduzir as ações criminais e também as infrações de trânsito (administrativas).
O projeto de implantação
é coordenado pelo consórcio Movi-GRU (Mobilidade Viária Guarulhos). Durante a
exposição foi dito que a fiscalização hoje exercida pela Central de
Inteligência Integrada Guarulhos (CIIG) conta com câmeras fixas, híbridas,
lombadas e equipamentos portáteis, além de painéis de mensagens e câmeras de
segurança integradas.
A chamada cerca eletrônica, também conhecida como anel de segurança, terá
monitoramento 24 horas. O sistema permite a visualização de placas de veículos
suspeitos. As autoridades policiais serão avisadas em segundos. Trata-se de uma
tecnologia de ponta no combate ao crime.
A intenção é que haja 70 câmeras fixas Lap’s (leituras automotivas de placas) em 30 pontos das principais vias do município. Além disso, 40 câmeras “Speed Dome”, que permitem a visualização de imagens em tempo real, serão decisivas no combate a ações criminosas e também a infrações de trânsito.
No encerramento da apresentação, o secretário-adjunto da STMU, Márcio José Pontes, representando o titular da pasta, Paulo Carvalho, agradeceu a presença e a colaboração de todos os envolvidos. “Como segunda maior cidade paulista, Guarulhos merece isso e muito mais. Estamos atendendo a um pedido do prefeito Guti, que pede trabalho conjunto entre as secretarias, o que não existiria sem um município forte e unido.”
Fonte: Prefeitura de Guarulhos