Guarulhos une arte e cultura em apresentações dentro do Diálogos em Rede

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Diversas linguagens artísticas fizeram parte das apresentações culturais que integram a ação formativa Diálogos em Rede, desenvolvida pelos professores e alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos entre os dias 2 e 6 de dezembro. Os CEUs da cidade foram palco de diferentes atrações, como música, teatro, dança e contação de histórias com o objetivo de refletir sobre as práticas pedagógicas que envolvem a formação de crianças, jovens e adultos.

Na segunda-feira (2), no teatro do CEU Ponte Alta, aconteceu a apresentação musical dos alunos do maternal da EPG Cândido Portinari e teatro na linguagem de literatura de cordel com alunos do 5º ano da EPG Graciliano Ramos. Na terça-feira (3) o CEU Bambi contou com os alunos da EPG Jocymara de Falchi Jorge apresentando um rap sobre meio ambiente e consumo. Houve ainda apresentações dos alunos da EPG Inêz Rizzatto no CEU Pimentas.

A programação no CEU Rosa de França, na quarta-feira (4), contou com a performance dos alunos do estágio II e do 4º e 5º ano, com o tema “A paz, a gente faz!”, das professoras Débora Cristina Joazeiro, Evely Souza e Simone Brazan. Na sequência aconteceu a apresentação teatral dos alunos surdos da EPG Crispiniano Soares, com a peça Chapeuzinho Vermelho, das professoras Monaliza Cristina Basto e Silvia Ortiz, e a história O Defunto Devedor, apresentada em libras com a tradução simultânea para o português oral pelos professores Rafael Miguel e Letícia Cunha.

“É emocionante para nós professores ver nossos alunos se apresentando hoje para outras crianças e para nós, que acompanhamos desde o início a escolha do texto e do enredo. O sentimento é de emoção total e chega até a arrepiar, pois sabemos que todos são capazes. Não é porque são surdos que vão deixar de aprender, de entender. Nosso objetivo é que eles desenvolvam como qualquer outra criança e alcancem grandes conquistas”, contou emocionada a professora Silvia Ortiz sobre a honra de ver os alunos se apresentando.

Ao longo da semana, inúmeras apresentações teatrais fizeram parte da ação formativa sobre cidadania, direitos humanos, entre outros saberes. O CEU Paraíso-Alvorada contou a adaptação da fábula feita pelos alunos do 2º e 3º ano, e dança com as crianças do estágio I, ambas da EPG Manuel Bandeira.

No CEU Cumbica (5) os alunos da EJA da EPG Amadeu Pereira dançaram um pot-pourri de cirandas com o objetivo de refletir sobre a importância da dança na escola como instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Já o CEU Ponte Alta (6) contou com exibição de curtas produzidos pelas crianças e seus professores e roda de conversa sobre o processo de criação entre as escolas Elis Regina e Edson Nunes Malecka.

Fotos: Camila Rodhes/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -