Haddad será oficializado candidato do PT hoje

José Cruz/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

Da Redação

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso em Curitiba desde abril, o Partido dos Trabalhadores deverá oficializar hoje a candidatura de Fernando Haddad a presidente, tendo como vice Manuela D’Ávila (PCdoB).

Por 25 dias, a defesa de Lula apresentou sucessivos recursos à Justiça Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a inelegibilidade do ex-presidente que teve o registro negado por incorrer na Lei da Ficha Limpa. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF-4, no caso do tríplex no Guarujá.

O lançamento da já conhecida chapa da aliança PT-PCdoB, Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, deve acontecer depois de reunião da Executiva Nacional do PT, marcada para as 11h de hoje em Curitiba. No encontro, Haddad deverá ler uma carta escrita por Lula

Contudo, o PT ainda tenta reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barrou a candidatura de Lula, ou, no mínimo, ganhar mais prazo para efetuar a troca.

No domingo (09), a presidente do TSE, ministro Rosa Weber, negou pedido de efeito suspensivo ao julgamento da Corte eleitoral para suspender o prazo para troca de Lula como candidato do partido feito pelos advogados do petista no final de semana. O partido tenta ganhar mais uma semana e empurrar a troca para o dia 17, prazo final da Justiça Eleitoral para substituição de candidatos.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -