Da Redação
A Secretaria de Saúde informa que o índice de pacientes curados de coronavírus (covid-19) em Guarulhos é de 71,8%. A partir de agora o Boletim Epidemiológico com o número de pessoas que contraíram a doença e evoluíram satisfatoriamente será divulgado semanalmente, sempre às quintas-feiras.
O boletim mostra que a Região de Saúde Centro – que compreende bairros como Jardim Paraventi, Jardim Flor da Montanha, Parque Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Ponte Grande, Itapegica, Jardim Munhoz, Jardim Tranquilidade, Vila São Rafael e Jardim Vila Galvão – concentra o maior número de registros, com 111 pessoas infectadas de um total de 320 casos de covid-19 confirmados na cidade até hoje.
Já a Região de Saúde Cantareira lidera em número de mortes em decorrência da doença. Dos 92 casos confirmados em seu território, 18 moradores foram a óbito, contra 14 da Região Centro. Estão situados na Região Cantareira bairros como Vila Galvão, Jardim Rosa de França, Jardim Palmira, Parque Continental, Jardim Novo Recreio, Cabuçu, Jardim Acácio, Jardim Belvedere, Parque Primavera, Taboão, Cidade Martins, Jardim Santa Lídia, Cocaia, Jardim Jovaia, Vila Rio de Janeiro e Morros.
Na sequência, com 60 casos confirmados e nove óbitos, aparece a Região de Saúde Pimentas/Cumbica, onde se localizam bairros como Pimentas, Conjunto Marcos Freire, Jardim Jacy, Cumbica, Parque Uirapuru, Jardim Nova Cumbica, Água Chata, Vila Dinamarca, Jardim Nova Cidade, Parque Jandaia, Jardim Normandia, Parque Piratininga, Jardim Aracília, Parque Jurema, Parque Alvorada, Jardim Dona Luiza e Jardim Santo Afonso.
Por fim, a Região de Saúde com menor número de casos confirmados até agora é São João/Bonsucesso, que abrange bairros como Bananal, Jardim Fortaleza, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Parque Santos Dumont, Nova Bonsucesso, Jardim Álamo, Vila Carmela, Parque Residencial Bambi, Água Azul, Jardim Presidente Dutra, Marinópolis, Inocoop, Lavras, Cidade Soberana, Jardim Ponte Alta e Jardim Santa Paula. Nesses locais foram confirmados 39 casos e duas mortes. Em outros 18 registros de Covid-19 notificados em Guarulhos não é informado o local de residência do paciente.
Número de casos confirmados triplica em 15 dias No último dia 8 Guarulhos registrava 102 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (23) o número mais do que triplicou e a cidade atinge 320 casos da doença. Esse aumento revela o comportamento social da população guarulhense que, se não mudar, impossibilitará a flexibilização do isolamento social, prevista para o próximo dia 6.
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde mostra ainda que há 3.328 casos suspeitos, dos quais, além dos confirmados, 712 foram descartados e 2.296 seguem em investigação. Além disso, infelizmente mais um óbito foi registrado, de uma mulher de 81 anos. Outras 63 mortes, que podem ter sido ocasionadas pela covid-19, estão sendo investigadas.
No Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), hospital de campanha de Guarulhos que conta com 70 leitos, 24 pessoas estão internadas, sendo seis nos leitos de alta complexidade (UTI), que são dez. A boa notícia é que outras três pessoas receberam alta nesta quinta-feira.
Para diminuir a disseminação do novo coronavírus vale lembrar a importância do uso da máscara, recomendado no decreto publicado nesta terça-feira (21) para todas as pessoas que precisem sair às ruas para qualquer atividade. Além disso, mais de quatro mil kits (compostos de duas máscaras de pano, um sabonete e um folheto com orientações sobre a prevenção ao coronavírus) já foram distribuídos nas comunidades do município por meio do programa Máscaras pela Vida.
Empresas e pessoas podem entrar em contato com a Secretaria de desenvolvimento e Assistência Social pelo número (11) 99918-9310 e fazer doações de insumos como elásticos, tecidos, retalhos e linhas, além de máscaras de pano prontas, para que mais pessoas possam ser contempladas.