Lucy Tamborino
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), não localizou este ano qualquer irregularidade em Guarulhos nas 137 faixas fiscalizadas por radares de velocidade. Os dados representam um avanço, já que das 177 faixas examinadas em todo o ano passado, 12 (7%) delas tinham sido reprovadas.
Entre os radares verificados este ano estão equipamentos nas avenidas Guarulhos, Paulo Faccini, Doutor Timóteo Penteado e Brigadeiro Faria Lima. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação à empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Conforme a Portaria Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o Ipem verifica diariamente os radares de velocidade em todo o estado de São Paulo. É obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.
Imagem: Lucy Tamborino