O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na última sexta-feira (16) a verificação inicial de 60 medidores de volume com capacidade de 20 litros, popularmente conhecidos como aferidores, utilizados em postos de combustíveis, na Jactoil, empresa localizada em Guarulhos.
O medidor de volume precisa ter modelo aprovado pelo Inmetro. Quando a verificação é feita no fabricante, denomina-se verificação inicial. A cada 12 meses deve ser feita a verificação subsequente em campo, no posto de combustível ou encaminhado o instrumento para o laboratório do Ipem-SP. No caso das oficinas de manutenção a verificação é semestral, conforme determina a portaria Inmetro nº 285/2018.
Os postos de combustíveis devem ter, conforme a legislação, um medidor de volume para uso do consumidor com a finalidade de verificar o funcionamento correto das bombas medidoras. O serviço da verificação do Ipem-SP em medidor de volume é utilizado por oficinas de manutenção de bombas de combustíveis e empresas de petróleo. A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto na zona norte da capital.