Lucy Tamborino
A licitação da concessão do sistema metropolitano de ônibus que abrange as atuais cinco áreas operacionais que atendem às 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o que inclui Guarulhos, permanece sem prazo pelo governo do estado. A Secretaria de Logística e Transportes se limitou a dizer que a previsão de publicação do edital é para os próximos meses.
O certame deveria ter sido realizado em 2016, quando terminou o prazo de 10 anos dos contratos assinados em 2006 com consórcios operacionais. O documento chegou até ser publicado na gestão anterior, mas foi barrado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
A frota atual do sistema é de quase cinco mil ônibus, que operam 563 linhas. Ao todo são mais de dois milhões de passageiros transportados por dia. O certame da gestão anterior ainda determinava que num prazo de 10 anos os ônibus intermunicipais teriam rede de Wi-Fi para os passageiros e, nesse período, que 70% dos coletivos possuiriam sistema de ar-condicionado.
Imagem: Lucy Tamborino