Outros caminhos para a chegada do Metrô em Guarulhos estão sendo prometidos pelo governo do Estado. A Linha 2-Verde, por exemplo, que ligará a Estação Ponte Grande à Vila Madalena. Em Guarulhos, além da Ponte Grande, a estação Dutra faz parte dos planos do Metrô. Atualmente o projeto está em fase de desapropriações.
Entenda onde ficarão as estações e desapropriações da Linha 2-Verde em Guarulhos
O Metrô de São Paulo divulgou as plantas das áreas desapropriadas para implantação da Linha 2-Verde no município de Guarulhos, após o governo do estado publicar um decreto de utilidade pública de um total 81.674 m² em terrenos no trajeto da futura obra.
O site Metrô CPTM localizou as áreas e produziu ilustrações que mostram com bastante proximidade os imóveis desapropriados e o possível trajeto do ramal. São cinco blocos de terrenos entre a divisa de Guarulhos e São Paulo e as proximidades do Shopping Internacional.
Confira:
VSE Castelo Branco
Trata-se do provável poço de ventilação do final da via, onde haverá uma área de manobra de trens. O trecho após a estação Dutra deverá ter cerca de 650 metros, com seu final próxima à confluência das avenidas Castelo Branco e Guarulhos
Estação Dutra
Será a maior estação da segunda fase de expansão e local onde haverá a conexão com a Linha 19-Celeste. A parada contará com um terminal de ônibus e ficará em frente ao Shopping Internacional, às margens da Via Dutra.
VSE Anton Philips
O poço de ventilação terá sua localização ao sul da Via Dutra, na esquina da Rua Anton Philips com a Rua Primeiro Tenente-Aviador Aurélio Vieira Sampaio.
Estação Ponte Grande
A futura estação ocupará uma área de quase 17.000 m² que inclui três blocos e um trecho da Rua Joaquim Izidoro da Silva. Um desses blocos, ao lado da Paróquia São Geraldo, servirá de acesso secundário à estação.
VSE São Pedro
O último lote de desapropriações é o mais intrigante. Trata-se de uma série de terrenos em linha que inclui residências, um posto de combustível e uma pequena área ao lado do Rio Cabuçu, próximo à Avenida Educador Paulo Freire, que dá acesso da Marginal Tietê à Rodovia Fernão Dias.
O decreto de desapropriação motivou várias perguntas ao presidente do Metrô, Silvani Pereira, por mencionar um trecho elevado, sendo que a Linha 2 nessa região será subterrânea. Segundo apuração do Metrô CPTM, haverá de fato um viaduto ferroviário, mas destinado ao acesso dos trens ao Pátio Paulo Freire. O formato dos terrenos desapropriados sugere a implantação de uma via de saída que poderia cruzar a Avenida Paulo Freire em direção ao pátio.
Os contratos para obras já estão assinados
A decisão de tocar as obras da linha 2-verde até a Dutra deve ficar com a gestão de Tarcísio de Freitas, que assume os trabalhos a partir de janeiro de 2023.
A nova administração terá a vantagem de iniciar o processo sem que se tenha que realizar uma nova licitação, já que os contratos estão assinados.
“Os contratos de execução de projetos e obra já estão assinados, não dependem de licitação. Assim que se realizar as desapropriações as ordens de serviço poderão ser dadas”, escreveu o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais.
*com informações do site Metrô CPTM e Via Trolebus