Lucy Tamborino
Ao todo 39 guarulhenses foram notificados por desperdício de água. A maior ocorrência registrada deve-se a lavagem de automóveis com mangueira, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos.
Apesar disso nenhum cidadão foi multado por desperdiçar água, já que a multa de R$ 210,54 só é aplicada se houver reincidência. O valor e aplicação da multa, em Guarulhos, foram estabelecidos desde agosto, conforme decreto publicado no Diário Oficial da cidade.
No decreto, o uso da água potável é restringido para usos não prioritários, como lavagem de veículos automotores, quintais e vias públicas, garagens, pátios, calçadas, fachada de prédios e enchimento e troca de água de piscinas.
A fiscalização da medida é realizada por 12 fiscais do Saae que devem supervisionar todo o território da cidade. O Saae pediu que os cidadãos “continuem colaborando na economia de água” e mencionou a estiagem que a cidade enfrenta em comunicado, no mês passado, sobre a mudança do horário de abastecimento de água.
Denúncias poder ser feitas pelo telefone 0800-101042, pelo WhatsApp (11) 99983-4217 ou através do e-mail: saae@saaeguarulhos.sp.gov.br. O sigilo é garantido.
Imagem: Divulgação