Em assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, sexta (27/9), os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram pauta da Campanha Salarial 2024 com as reivindicações que serão entregues aos grupos patronais para início das negociações.
A Campanha Salarial da categoria é unitária, mobiliza 600 mil metalúrgicos no Estado e tem coordenação da Federação do Estado de SP. A base Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel possui 47 mil integrantes.
Data-base é 1º de novembro, quando patrões e empregados buscam definir o aumento e a renovação das Convenções Coletiva de Trabalho. “Sem Convenção, sem direitos”, resume Dr. Marcílio Penachioni, advogado e coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato.
Pauta – Os principais pontos aprovados pelos 54 sindicatos filiados à Força Sindical são: Reajuste salarial com aumento real, Valorização dos Pisos Salariais e dos acordos de PLR sem Imposto de Renda, Redução da jornada de trabalho, Plano de cargos e salários nas empresas, Mais saúde e segurança no trabalho, Licença-maternidade de 180 dias, Igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres, Avanços na Convenção Coletiva, Homologações nos Sindicatos e Vale-alimentação pra categoria.
Agradecimentos – Ricardo de Oliveira (Xabi), presidente interino do Sindicato, agradece a presença de todos, mas deixa claro: “É preciso agregar mais gente, fazer assembleias mais fortes. Isso dará mais força na mesa de negociações com os patrões”.
Advertência – Presidente licenciado da entidade, Josinaldo José de Barros (Cabeça) adverte que salário e direitos têm relação direta com a ideologia dos governantes. Ele enfatiza: “Governos de direita arrocham salário e cortam direitos. Avanços e ganhos só ocorrem com governos progressistas ou de esquerda”.