Da Redação
Na última semana a Prefeitura de Guarulhos retornou ao Jardim Princesa para conversar com moradores sobre a instalação de 70 pontos de iluminação pública em 11 vias do bairro. Na oportunidade, Sérgio Brasiliano dos Santos, de 52 anos, morador da rua Ametista há 15 anos, falou um pouco de como era antes de chegar a iluminação no bairro.
“Antes nós colocávamos refletores para poder clarear um pouco a rua. Aqui era muito escuro e como temos muitos jovens que estudam à noite e chegam tarde da escola, era uma grande preocupação. Mesmo com os refletores, a rua não ficava tão iluminada e tinha o gasto, que era muito alto”, ressaltou.
As vias beneficiadas pelo programa Ilumina Guarulhos da Prefeitura no Jardim Princesa foram as ruas Ametista, Esmeralda, Rubi, Vinte e Três, Lampião, Trinta e Um, Trinta, Cravo, Carmem Miranda, Hortência e uma viela sem denominação.
Sem iluminação pública um grande número de moradores do Jardim Princesa precisava se deslocar até o ponto de ônibus para acompanhar a volta de crianças, jovens e mulheres para casa, uma vez que as ruas eram bastante escuras. Segundo o morador, era um trajeto de cerca de 10 minutos.
O morador fez questão de comemorar. “É um primeiro passo, mas com a iluminação pública nosso bairro melhorou muito, as crianças podem brincar à noite na rua, os jovens podem voltar com maior tranquilidade da escola e os vizinhos podem se reunir, inclusive para fazer um churrasquinho,” salientou.
Coordenado pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP), o programa Ilumina Guarulhos conta com mais de 2,8 mil novas instalações, além de 644 novas luminárias decorativas de LED em praças, parques e quadras e ainda 1.150 luminárias de LED em vielas. Isso sem falar das 223 modernizações já realizadas, com a substituição de lâmpadas convencionais por modernas lâmpadas de LED.
Imagem: Lucas Dantas/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos