Colaboradoras da CCR RioSP possuem orgulho por cuidar de quem trafega pelas duas rodovias
Nos bastidores dos serviços prestados pela CCR RioSP, em seus 626 quilômetros de rodovias – Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), estão mulheres que possuem destaque em suas profissões e unidades de trabalho. Hoje, véspera do Dia Internacional da Mulher, vamos contar um pouco da história da guincheira Beatriz Silva dos Santos, que atua na BR-101, e da equipe de mulheres à frente do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, responsável por monitorar e acionar os recursos para atendimento de uma ocorrência na rodovia. Vamos juntos nessa viagem!
Orgulho e valorização
Elas vêm ganhando cada vez mais espaço e muitas assumem funções antes ocupadas só por homens. Como a guincheira Beatriz Silva dos Santos, que desde o ano passado atua na rodovia Rio-Santos, a BR-101, dirigindo uma Viatura de Inspeção Articulado (VIA), no trecho de Mangaratiba (RJ). Antes de iniciar na concessionária, ela era motorista de ambulância. Ela é responsável por prestar o primeiro atendimento ao cliente da concessionária com problema em seu veículo. Por dia, ela chega a realizar cerca de 15 atendimentos. “O fato de ser mulher nunca me intimidou em estar em qualquer profissão que eu desejasse, pelo contrário, tenho muito orgulho em poder ver a reação das pessoas que ajudo durante o trabalho quando veem a figura feminina em ação”, afirmou Beatriz.
De olho na rodovia
Outro departamento da concessionária que concentra um número alto de mulheres é o Centro de Controle Operacional (CCO). Hoje, são 24 mulheres – ou 57% do total de colaboradores da área – que atuam nas funções de líder, operadora de rádio e no Disque CCR RioSP 0800 0173536. Para quem não conhece, o CCO é responsável não apenas pelo monitoramento da Via Dutra, mas também pelo acionamento das viaturas para atendimento de uma ocorrência nas duas rodovias – Via Dutra e Rio-Santos – além de atualizar as condições de tráfego no site e atender as ligações feitas no 0800 da concessionária que não são poucas. Por dia, são feitos mais 750 atendimentos nas duas rodovias. E tudo começa no CCO.
“Assim como acontece em outras áreas da concessionária, o nosso trabalho requer muita responsabilidade, uma vez que lidamos com os nossos clientes que nos procuram em busca de informação”, diz Stefani Teodora da Silva, agente de atendimento e monitoramento na CCR RioSP.
Líderes
Em 2022 o Grupo CCR implementou a primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Mulheres, com foco no autoconhecimento e soft skills. Das 68 participantes, 3 mulheres são da RioSP e destas, duas foram promovidas para cargos de liderança.