Lucy Tamborino
Guarulhos registrou até agora 29 casos de sarampo, destes cinco foram confirmados na última semana. No balanço anterior da Secretaria da Saúde, disponibilizado na quinta-feira (25), eram 24 pessoas com a enfermidade. Isso não significa dizer, que as pessoas contraíram a doença na semana. Até o momento nenhum caso evolui para óbito.
Para lidar com a doença o município iniciou uma campanha de vacinação para a faixa etária de 15 a 29 anos, com contraindicação para gestantes e imunodeprimidos. Ao todo serão 164 mil doses, do total foram vacinadas apenas 56.946 pessoas – menos de 40% do previsto. No início da campanha a cidade registrava 11 ocorrências de sarampo, número que mais do que dobrou de lá para cá. A enfermidade tem como característica se espalhar rapidamente, porém a vacinação tem como objetivo conter a doença já estava erradicada anteriormente na cidade.
Os bairros da região central são os com maior incidência da doença. Os sintomas do sarampo são parecidos com uma gripe, como febre, tosse e coriza, além de manchas avermelhadas na pele. Podem ocorrer também convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, pode provocar lesões cerebrais e infecções no encéfalo. Outra característica da doença é ser altamente contagiosa.
Imagem: Lucy Tamborino