Neste sábado (8), a Prefeitura de Guarulhos realizou um mutirão de assistência médica, social e de serviços para atender a população atingida pelas fortes chuvas na Vila Any e nos bairros vizinhos Jardim Izildinha, Vila Laurita e Jardim Guaracy. A ação, que começou na madrugada, contou com o prefeito Lucas Sanches ao lado das seguintes secretarias e coordenadorias: Defesa Civil: Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Chefia de Gabinete, Fundo Social de Solidariedade, Administrações Regionais e Serviços Públicos.
A Secretaria de Saúde, por meio de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários, realizaram atendimentos aos moradores com consultas, orientações, vacinas, visitas domiciliares, distribuição de medicamentos necessários, verificação de pressão arterial, controle de glicemia, cuidado com lesões e acolhimento. Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e do DPAN (Departamento de Proteção Animal) visitaram residências para destruir focos de dengue e cuidar dos animais domésticos. Ao total, foram mais de 4.800 procedimentos.
As famílias que sofreram com os alagamentos receberam doações de roupas em bom estado pelo Fundo Social de Solidariedade. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social distribuiu mais de 5.000 garrafas de água, 400 kits de café da manhã e 550 marmitas para ajudar a amenizar os impactos das condições climáticas.
A Defesa Civil realizou vistorias nas ruas atingidas pelos alagamentos e entregou 20 kits de limpeza doméstica. Agentes da pasta ainda orientaram os moradores sobre como agir em casos de chuvas intensas, bem como informações sobre doenças que proliferam após enchentes, como leptospirose e dengue. A Operação Cata-Tralha, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, atuou na retirada de móveis e entulhos que estavam acumulados nas ruas.
A megaoperação de saúde e assistência social foi elogiada pela população, que se sentiu acolhida com a presença das autoridades na região. “Estamos sendo muito bem tratados. Tivemos o primeiro acolhimento, depois passamos com a área da enfermagem e já saí daqui com o medicamento”, agradeceu uma moradora da Vila Laurita. “Essa força-tarefa prova que a união faz a força. A gente só tem a agradecer, porque hoje é sábado e vieram nesse momento difícil que a gente está passando. Obrigada!”, disse outra moradora atendida pelo mutirão.
O prefeito Lucas Sanches, ao lado do vice-prefeito Thiago Surfista, ressaltou a importância da assistência médica e social aos moradores da várzea do rio Tietê: “Estamos com o nosso time desde as 4h da manhã na rua dando todo o acolhimento possível para as famílias, café da manhã, almoço, e hoje iniciamos um mutirão pela saúde. Muita gente ficou andando no esgoto, colocando a vida em risco. Vamos estar nessa batalha sempre para ajudar a nossa população”.