Na indústria automotiva moderna, a disponibilização de informações em tempo real para a produção e a gestão é essencial na melhoria de resultados e do desenvolvimento dos negócios. A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) são soluções que trazem eficiência e dinamismo a processos manuais ou de análise. A inovação, que é um avanço neste setor, pode ter seu uso extrapolado quando pensamos nos momentos que vivemos com a pandemia, fechando todas as fábricas, e agora na retomada, que exige um distanciamento seguro.
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição do mundo
virtual, gerado pelo computador, com o mundo real, usando dispositivos como
óculos, tablets e smartphones, possibilitando a visualização e a interação às
informações de forma rápida e natural.
Neste aspecto, toda uma operação pode ser controlada à distância, pois a
movimentação industrial é acompanhada em tempo real, assim como a produção e a
interação dos usuários usando RV e RA. O retorno pode ser surpreendente,
mostrando uma deficiência na qual o uso da RA pode substituir o monitoramento
direto no campo pela virtualização das plantas. Ou seja, as indústrias
evitariam seu fechamento total, como ocorreu no auge da pandemia.
Quando combinamos a Realidade Aumentada com tecnologias de Business
Intelligence, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), conseguimos
disponibilizar informações importantes e análises colaborativas em tempo real
entre os mundos virtual e o real.
As aplicações de RA têm uma amplitude enorme. É possível analisar modelos CAD
em tempo real de forma interativa e compartilhada, substituir fichas de papel e
os monitores, visualizar em tempo real os equipamentos funcionando e até
detectar a necessidade de reparo dessas máquinas.
A modalidade hands-free é um dos pontos positivos e traz o aumento de
produtividade e a redução de custos. Já os entraves dessa inovação estão na
durabilidade das baterias e no aquecimento dos equipamentos de RA pelo seu uso
prolongado. Porém, já houve melhorias nos últimos anos e esta evolução
tecnológica conta com o apoio de gigantes da tecnologia como Microsoft e Apple
para acelerar o desenvolvimento.
Assim como os smartphones substituíram câmeras fotográficas, agendas,
calendários e telefones, a Realidade Aumentada tem o potencial de, no futuro,
substituir TVs, computadores, monitores e smartphones com o uso de óculos
especiais, tornando, cada vez mais, os mundos virtual e real um ambiente único
de visualização e interação.
Para as indústrias, o uso da tecnologia de RA irá impactar de forma positiva na
implementação de processos mais dinâmicos e colaborativos, cujas informações e
interações serão diferenciais para o crescimento e a conquista de mercado.
WANDERSON MAGALHÃES
gerente de contas automotivas da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital