Uma equipe da Sabesp que realiza uma obra na avenida Pedro de Souza Lopes, na Vila Galvão, atingiu nesta terça-feira (27), durante escavações, uma tubulação da Comgás, causando vazamento de gás nas proximidades da escola conveniada à rede municipal IAC Unidade 2.
Assim que ocorreu o incidente o gás se espalhou pelas imediações, entrando em algumas salas da escola. Imediatamente os alunos e profissionais foram removidos para áreas externas, sendo que alguns chegaram a passar mal, com sintomas de vômito e dor de cabeça.
A Prefeitura iniciou um plano de contingência com o envio de equipes de diferentes secretarias, como Saúde, Educação e Segurança Pública, para o local, incluindo equipes médicas para atendimento emergencial, com oito ambulâncias dotadas de UTI e para a remoção para hospitais da região, caso necessário. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Sabesp e da Comgás também estão no local.
O prefeito de Guarulhos, Guti, foi à escola para atuar diretamente na organização do atendimento às pessoas atingidas pelo incidente e coordenar os trabalhos para o restabelecimento da normalidade. Até o momento, não há o registro de qualquer atendimento de maior complexidade.
A Secretaria Municipal de Educação atendeu todas as crianças e já avisou a pais e responsáveis dos alunos para buscar seus filhos na unidade. As aulas foram suspensas.
O Hospital da Criança informou, neste momento, que 17 crianças estão internadas e sob observação, mas todas bem. Somente uma, que é cardiopata que está recebendo maiores cuidados, mas está tudo bem também.