Da Redação
O pagamento de passagem por cartão de crédito, débito ou pré-pago em algumas linhas de ônibus de São Paulo começou hoje. O novo serviço vale apenas para cartões físicos ou digitais com a tecnologia NFC (“contactless”), que funciona por aproximação e sem o uso de senha.
O projeto-piloto tem duração de três meses ou até atingir 500 mil transações. Inicialmente serão aceitos cartões Visa e Mastercard (nacionais e internacionais), enquanto está em processo a adesão da Elo.
NFC é uma tecnologia que libera o pagamento com o toque do cartão (ou a versão digitalizada dele em um smartphone, pulseira ou smartwatch) sobre um dispositivo habilitado. Esse tipo de conectividade é adotada por plataformas como o Google Pay e a Apple Pay, além de cartões físicos identificados com o símbolo de quatro ondas. Haverá um limite de dez pagamentos por dia por cartão.
Cerca de 200 ônibus estão atualizados para receber a nova forma de pagamento, que ocorrerá no mesmo dispositivo de validação do bilhete único.
Segundo a Prefeitura, as linhas do projeto-piloto transportam 2,9 milhões de passageiros por mês e foram escolhidas por terem uma quantidade acima da média de viagens pagas com dinheiro. Na primeira fase, não será possível fazer integração tarifária.
Confira as linhas que aceitam o pagamento por cartão de credito:
– 675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara
– 715M/10 Jardim Maria Luiza – Largo da Pólvora
– 807M/10 Terminal Campo Limpo – Shopping Morumbi
– 908T/10 Parque Dom Pedro II – Butantã
– 917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
– 917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
– 2002/10 Terminal Bandeira – Terminal Parque Dom Pedro II
– 2590/10 União de Vila Nova – Parque Dom Pedro II
– 4031/10 Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí
– 5129/10 Jardim Miriam – Terminal Guarapiranga
– 5129/41 Jarim Miriam – Santo Amaro
– 6030/10 Unisa-Câmpus – Terminal Santo Amaro
– 9300/10 Terminal Casa Verde – Terminal Parque Dom Pedro II
– 9500/10 Terminal Cachoeirinha – Praça do Correio
O cartão será a terceira alternativa de pagamento de passagem na capital paulista, que também aceita dinheiro e bilhete único. No caso do bilhete único, aplicativos e outras tecnologias digitais já permitem a recarga com cartão de crédito.
Imagem: Alan White/Fotos Publicas